Esta planta de sabor e cheiro caraterísticos e intensos é um dos ex-libris da cozinha e dispensa apresentações. Usado de diversas maneiras, também o pode ser no dia a dia fora da cozinha e trazendo inúmeros benefícios para a saúde.

Numa altura em que tanto se fala em ser saudável e adotar um estilo de vida sadio, nada como substituir determinadas coisas pela planta.

Infeções de ouvidos

Por norma o uso de medicamentos resolve a situação, no entanto, nada como experimentar esta mezinha natural. A mesma irá evitar que tome antibióticos, especialmente quando é de crianças que se está a falar.

Receita: esprema alguns dentes de alho para obter o sumo. Aqueça o mesmo ligeiramente e depois, com a ajuda de um conta gotas, coloque este óleo quente nos ouvidos.

Farpas

Nem vale a pena comentar o quão irritantes e incómodas são, já para não falar que podem ser perigosas, ainda que não seja regra geral. Como retirar as mesmas pode ser um valente bico-de-obra, nada como colocar em prática este proicedimento e não pensar mais no assunto.

Receita: corte e coloque uma rodela fina de alho na zona. Prenda com um adesivo ou penso e deixe ficar durante a noite. Vai ver que no dia seguinte a farpa desapareceu!

Limpeza facial

O alho é rico em propriedades antivirais, antifúngicas e antisséticas pelo que, o facto de o consumir regularmente traz imenso benefícios. Na sua pele do rosto não é exceção, uma vez que pode ajudar no acne, em cicatrizes, alergias, entre outros.

Receita: esfregue na cara uma camada fina de alho. Espere 15mn. Enxague muito bem.

Caspa

A alicina é outro dos princípios ativos do alho e útil em alguns danos que acontecem ao couro cabeludo, como por exemplo a caspa. A alicina ajuda a matar as bactérias, pelo que usar o alho é uma boa aposta.

Receita: esfregue rodelas de alho ou use óleo de alho no couro cabeludo. Aguarde 30mn e enxague muito bem.

Pé-de-atleta

Não são só os vampiros que são sensíveis ao alho. Pelos vistos a candida albicans, o fungo, também não o aprecia.

Receita: coloque alguns dentes de alho dentro de um alguidar. Junte água quente e repouse os pés durante 30mn.

Dor de dentes

Devido a ter na sua composição a cisteína, funciona igualmente como anestésico. Ainda que tenha de ir ao dentista urgentemente, pode aliviar a dor bastando para tal esfregar alho no dente em questão.

Afastar insectos

Estamos na altura deles, principalmente dos mosquitos. Nada como comer bastante alho e os mesmos não se vão chegar perto devido ao odor que irá exalar da pele.

Também pode optar e colocar perto das plantas e assim afastar as pragas das mesmas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.