Em destaque

Torta de merengue e avelã e doce de ovos

Uma boa sobremesa para aproveitar aquelas sobras de claras que ficaram depois das festas

Ingredientes

Torta

Claras de ovo 4 (cerca de 130 g)
Açúcar 200 g
Extrato de baunilha 1 colher de chá
Vinagre de sidra 1 colher de chá
Amido de Milho 1 colher de chá
Avelãs tostadas e picadas 90 g

Doce de ovos

Açúcar 500 g
Água 250 g
Pau de Canela 1 unidade
Casca de limão 1 pedaço
Gemas 12 unidade
Ovo Inteiro 1 unidade

Preparação

Comece por fazer o doce de ovos. Para esta sobremesa irá usar cerca de metade desta receita, que aguenta várias semanas no frigorífico.

Numa taça de vidro ou metal desfaça, com um garfo, as gemas e o ovo inteiro. Num tacho, leve ao lume a água, o açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Sem mexer, deixe levantar fervura. Quando começar a borbulhar - bolhas grandes em toda a superfície da calda - conte três minutos.

Retire do lume, descarte o limão e a canela e verta em fio sobre as gemas e o ovo previamente desfeitos, mexendo sempre. Coe para o tacho e leve ao lume até engrossar, cerca de 15 minutos, mexendo sempre com um batedor de varas para não ganhar grumos e sem deixar ferver. Coloque num frasco, deixe arrefecer e conserve no frigorífico.

Para fazer a torta, comece por torrar as avelãs numa frigideira antiaderente. Embrulhe-as num pano de cozinha limpo e esfregue este na bancada, de forma a retirar a pele às avelãs. Pique-as grosseiramente.

Ligue o forno nos 160 ºC. Forre um tabuleiro com cerca de 34 cm x 24 cm com papel vegetal e unte-o com manteiga ou spray desmoldante.

Bata as claras com a batedeira elétrica e, quando começarem a ganhar picos, comece a juntar o açúcar, algumas colheres de cada vez. Junte o amido de milho, a baunilha e o vinagre e bata mais um pouco até obter um merengue bem firme e brilhante.

Verta o merengue para a forma, alise com uma espátula e espalhe 3/4 das avelãs por cima. Leve ao forno cerca de 25 minutos.

Retire do forno, aguarde um ou dois minutos, passe uma faca de manteiga à volta do merengue e desenforme-o sobre papel vegetal. Deixe arrefecer, mas mal esteja ao toque à temperatura ambiente, espalhe o doce de ovos e salpique por cima as restantes avelãs. Enrole o merengue com cuidado, com a ajuda do papel vegetal e passe-o para o no prato de servir com a união virada para baixo.

Torta de merengue e avelã e doce de ovos
Receita do parceiro

Em destaque