Em destaque

Tarte fina de maçã

Ingredientes

Maçãs Granny Smith grandes 2 (ou 3 pequenas)
Sumo de limão 1
Massa folhada comprada pronta, descongelada 1 folha (perto de 375 g)
Açúcar 2 colheres de sopa
Manteiga 1 colher de sopa
Créme fraîche para servir, se desejar A gosto

Preparação

Pré-aqueça o forno a 220 ºC /gás 7.
Retire o caroço às maçãs e corte-as ao meio. Deite o sumo de limão num prato grande e raso e acrescente um pouco de água fria. Mergulhe as metades de maçã na água com limão (isto impede-as de escurecerem).
Estenda a folha de massa folhada num tabuleiro de ir ao forno forrado e, com as costas de uma faca ou com uma régua de metal, marque um rebordo de 1 cm a toda do retângulo. Deve marcar esta linha na massa folhada e não cortá-la. Isto permite que este rebordo suba acima do nível de recheio.
Retire as metades de maçã da água com limão e seque-as. Corte cada metade em quartos e fatie cada quarto o mais fino possível (imagine bolachas finas).
Polvilhe a base com uma colher de açúcar. Trabalhando a partir da margem interior, coloque as fatias de maçã, sobrepondo-as, dentro dos limites do rebordo. Forme linhas direitas de maçã até a massa estar coberta.
Aqueça a manteiga com a restante colher de açúcar numa pequena caçarola e deixe-a ferver alguns minutos, até ficar cor de caramelo-claro. Regue as maçãs com este xarope e coloque a tarte no forno.
Coza durante 20-25 minutos, altura em que um rebordo de massa folhada deve ter crescido à volta das maçãs e a fruta deve estar macia e levemente alourada. Corte em quadrados ou fatias.

Receita do parceiro

Em destaque