com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Semifrio bicolor de frutos do bosque

Fresca e rica em antioxidantes, esta sobremesa promete agradar a miúdos e graúdos

Ingredientes

Bolacha digestiva 200 g
Vaqueiro Liquida 75 g
Frutos vermelhos (framboesas, groselhas, etc.) 200 g
Mirtilos 250 g
Açúcar 200 g
Natas vegetais para bater 500 ml
Gelatina neutra 8 folhas
Frutos do bosque sortidos para decorar adicionar a gosto

Preparação

Triture as bolachas no robot de cozinha ou, então, coloque-as dentro de um saco plástico e passe o rolo da massa por cima. Coloque-as num recipiente, adicione a Vaqueiro líquida e misture bem com a ajuda de uma colher de pau.

Forre o fundo de uma forma com 18 cms de diâmetro com papel vegetal.

Verta a mistura das bolachas na forma e calque, com as pontas dos dedos ou as costas de uma colher, até formar uma camada uniforme. Leve ao frigorífico.

Entretanto, disponha de dois tachos pequenos e coloque neles os frutos vermelhos e os mirtilos, respetivamente, distribuindo o açúcar em partes iguais pelos dois. Adicione mais duas colheres de sopa de açúcar no tacho dos mirtilos e leve ambos ao fogo durante cinco minutos, mexendo de vez em quando.

Coloque as folhas de gelatina num recipiente e cubra com água fria. Deixe repousar cerca de três minutos e adicione quatro folhas a cada tacho com os frutos.

Deixe arrefecer completamente a temperatura ambiente.

Coloque as natas, bem frias, num recipiente e bata energicamente até começarem a ficar firmes. Adicione metade das natas ao preparado dos frutos vermelhos e envolva cuidadosamente com uma espátula de silicone.

Às restantes natas, adicione metade do preparado de mirtilos e envolva bem.

Montagem

Coloque na forma a mousse de mirtilos. Alise bem.

Verta, então, a mousse dos frutos vermelhos e alise, tendo o cuidado de deixar uma margem com cerca de três milímetros do bordo. Preencha até cima com o resto do preparado dos mirtilos e leve ao frigorífico durante cerca de quatro horas. O ideal é preparar esta sobremesa no dia anterior.

Decore com frutos do bosque.

Receita do parceiro

Em destaque