com o apoio MEO
O MEO Energia ajuda-o a poupar. Simule aqui

Em destaque

Pão de Ervas Finas

Simplesmente delicioso para aqueles lanches ajantarados e preguiçosos nos domingos frescos de outono
Pão de ervas finas

Ingredientes

Para um pão de 750 g

Água morna 350 g
Farinha de Trigo T65 400 g
Farinha de Trigo Integral T150 100 g
Sal 1 colher de chá
Fermento de Padeiro Seco 5g ou Fermento Fresco: 15g
Mistura de Ervas Finas a gosto (ex. alecrim, tomilho, coentros, salsa) 3/4 chávena
Cebola Roxa, descascada e cortada às rodelas 1/2
Azeite q.b.

Preparação

Numa taça ou tigela grande - o ideal é mesmo um alguidar de barro -  coloque as farinhas peneiradas em forma de "vulcão" e o sal. Abra um buraco no meio  do "vulcão"e verta a água morna onde já dissolveu o fermento. Amasse muito bem até a massa se despegar das paredes da tigela. Cubra a massa com um pano, salpique com um pouco de farinha, e deixe levedar à temperatura ambiente, resguardado de correntes de ar, durante cerca de 2 horas.

Findo este tempo, retire a massa para uma base enfarinhada, junte as ervas - mas reserve algumas para decorar- e trabalhe de novo a massa, amassando-a durante uns minutos. Dê a forma desejada ao pão, e coloque-o num tabuleiro de forno, enfarinhado, e deixe levedar de novo, tapado, durante 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 250ºC. Leve o pão ao forno cerca 20 minutos a uma temperatura alta, e depois reduza um pouco e deixe acabar de cozer. Para verificar se o pão está cozido, dê umas "pancadinhas" no fundo e se o som sair oco o pão está pronto.

Entretanto numa taça junte as ervas que reservou e junte as rodelas de cebola separadas umas das outras, e regue com um fio de azeite. Quando o pão estiver quase pronto pincele o topo com um pouco de azeite e espalhe por cima as ervas e a cebola, salpique com umas pedrinhas de sal, e deixe mais uns 5 minutos no forno.

Retire do forno e deixe arrefecer numa rede.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.