com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Focaccia de azeitona e cebola roxa

Entre recordações de viagem e memórias de sabores, uma receita do blogue Lume Brando.

Ingredientes

Farinha Tipo 65 325 g
Farinha 55 150 g
Água tépida 200 ml
Fermento de padeiro seco 7 g
Sal uma pitada
Azeite extra virgem 160 ml
Azeitonas descaroçadas 25
Cebola roxa 1
Dente de alho 1
Orégãos secos usar q.b.
Flor de sal (opcional) usar q.b.
Folhas de manjericão frescas (opcional) usar q.b. (para decorar)

Preparação

Pré-aqueça o forno nos 200 ºC.

Numa taça grande, combine as farinhas, a água, metade do azeite, o fermento e o sal.

Primeiro com um garfo e depois com as mãos, vá misturando, forme uma bola e depois, numa superfície de trabalho, amasse entre cinco a dez minutos. Está pronta quando pressionando a massa com a ponta do dedo, esta volta rapidamente ao sítio. Reserve.

Entretanto, leve ao lume um tacho com um fio de azeite, coloque a cebola cortada em tiras e o alho picado. Deixe cozinhar bem, até a cebola ficar bem mole e translúcida.

Estenda a massa com as mãos formando um retângulo com cerca de 1 cm (mínimo) de espessura. Passe para papel vegetal e coloque num tabuleiro de forno. Com o indicador faça covinhas na superfície de toda a massa. Barre com parte do azeite reservado, coloque por cima a cebolada e espalhe as azeitonas. Regue com mais um pouco de azeite e salpique com orégãos. Leve ao forno cerca de 20 minutos (depende do forno).

Sirva morna ou fria, salpicada com flor de sal e com uma tacinha de azeite e vinagre balsâmico ao lado. Pode decorar ainda com folhinhas de manjericão.

Notas: pode substituir o fermento seco por 15 g de fermento fresco.
Se tiver tempo e quiser fazer a massa levedar, coloque a bola de massa na taça e tape com um pano de cozinha limpo, deixando assim cerca de 45 minutos ou até dobrar de volume. Depois, já com a massa estendida e pronta para ir ao forno, volte a tapar com o pano e deixe descansar mais cerca de 30 minutos. Se usar fermento fresco, dissolva-o na água tépida, antes de juntar esta aos restantes ingredientes.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.