com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Dobos Torte

Uma versão simplificada a partir de uma receita de Martha Stewart (a original tinha nove camadas!)

Ingredientes

Bolo

Manteiga à temperatura ambiente 350 g
Farinha sem fermento 3 chávenas
Fermento em Pó 1 colher de sopa
Sal 1 pitada
Açúcar 2 + 1/4 chávenas
Claras de ovos grandes 8
Gemas de ovos grandes 3
Leite meio gordo 1 chávena
Merengue suíço 1 receita
Chocolate de culinária de boa qualidade 200 g
Manteiga à temperatura ambiente 450 g

Merengue suíço

Claras L 4
Açúcar 180 g

Preparação

 Bolo:

Pré-aquecer o forno nos 180ºC. Untar e polvilhar com farinha ou usar spray desmoldante duas formas de 22 cm de diâmetro (a receita original pede 3 formas de 20 cm), forrar o fundo das formas com papel vegetal e voltar a untar/polvilhar com farinha.

Na batedeira elétrica (o ideal é ser uma batedeira com apoio, tipo Kitchen Aid), bater a manteiga com 2 chávenas de açúcar até estar bem misturado e esbranquiçado, uns 3 ou 4 minutos. Juntar as gemas uma a uma, continuando a bater. Junte o fermento e o sal à farinha. Numa velocidade baixa, juntar a farinha e o leite em três vezes e de forma alternada, começando e acabando com farinha.

Noutra taça, bater as claras com a batedeira elétrica e quando ficarem espumosas, junte 1/4 de chávena de açúcar. Continue a bater até ficarem bem firmes. Envolva as claras no outro preparado, em duas ou três vezes e com uma espátula de borracha. Divida pelas formas untadas e leve ao forno entre 30 a 40 minutos. Aos 30, espete um palito no centro e vá controlando: o palito deve sair limpo.

Desenforme e deixe arrefecer totalmente.

Recheio e cobertura [Merengue suíço amanteigado de chocolate - Chocolate swiss meringue buttercream]:

Leve ao lume em banho-maria numa taça metálica ou de vidro (o ideal é ser a taça da batedeira) as claras misturadas com o açúcar (a água não deve tocar na taça). Mexer continuamente, até o açúcar estar dissolvido e a mistura estiver quente ao toque (cerca de 4 minutos).

Retirar do lume e bater com a batedeira elétrica, inicialmente a baixa velocidade e depois numa velocidade média-alta, no total cerca de 7 minutos, até ficar com uma consistência extra-firme e um aspeto macio e brilhante. Reservar.

Derreter o chocolate em banho-maria e reservar.

Com a batedeira numa velocidade média-baixa (e com a pá, em vez da pinha), juntar ao merengue a manteiga aos poucos - colher de sopa a colher de sopa. Continue a bater até ficar um creme macio e uniforme. Se parecer que a mistura talhou e está aos grumos, bater mais um pouco numa velocidade maior. Se vir que não está a melhorar, não desespere e siga a dica do Cake Central: retire uma chávena do creme talhado e leve ao micro-ondas na potência máxima entre 5 a 10 segundos - deve ficar mais líquido, meio derretido, mas não quente. Junte à batedeira novamente e bata de novo a uma velocidade média-alta: verá que vai começar a ficar parecido com um creme de manteiga.

Quando estiver macio e uniforme, junte aos poucos o chocolate derretido, diminuindo a velocidade. Assim que o creme ficar com o chocolate completamente envolvido, está pronto para ser usado no bolo.

Rechear e cobrir o bolo:

Parta cada bolo em três camadas. Coloque a base de um dos bolos no prato de servir e barre com o creme, coloque outra parte de bolo e barre também com o creme e assim sucessivamente. Termine barrando todo o bolo com a ajuda de uma espátula.

Dicas

- No livro o bolo tem nove camadas, pois foram partidos três bolos em três partes; o recheio também é um pouco diferente - ao creme do recheio, que é ligeiramente diferente do meu, foram adicionadas natas batidas; - Para ser um verdadeiro 'Dobos Torte', bolo de origem húngara, deveria levar ainda uma cobertura ou decorações de caramelo; - No inverno não há necessidade de manter o bolo no frigorífico, mas no tempo mais quente é aconselhável. - Apesar de nas fotos, a massa do bolo poder indiciar um bolo seco, não é: é húmido e delicioso! - 1 Chávena = 250 ml de capacidade
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.