com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Chocolate ombre layer cake

É um bolo intenso, ideal para dias de festa. Fica bem alto e rende bastante

Ingredientes

Buttercream de chocolate

Chocolate negro (de boa qualidade) 300 g
Manteiga sem sal à temperatura ambiente 350 g
Cacau em Pó 30 g
Açúcar em pó 150 g
Sal 2 pitadas
Crème fraîche 2 colheres de sopa
Pasta de baunilha 1 colher de café

Bolo de cacau

Farinha com fermento 375 g
Manteiga à temperatura ambiente 250 g
Açúcar 350 g
Ovos 4
Buttermilk* 250 ml
Baunilha 1 Vagem
Cacau (de boa qualidade) 55 g

Preparação

Forrar 5 formas de 16cm com papel vegetal (ou 4 de 18).

Preparar o buttermilk, adicionando dentro de uma taça o sumo de limão ao leite e deixar em repouso até coalhar (cerca de 10 a 15min.)

Thermomix-Bimby: Bater a manteiga (amolecida), o açúcar e a pasta de baunilha (ou sementes raspadas) durante  4 minutos na vel. 3, até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar os ovos, um de cada vez e bater 1min/vel. 3 por cada ovo. Por fim, alternar entre a farinha e o buttermilk e misturar uns segundos na vel.3 até ficar homogéneo.

Tradicional: Bater a manteiga (amolecida), o açúcar e a pasta de baunilha (ou sementes raspadas) durante  4 minutos em velocidade média, até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar os ovos a velocidade baixa, um de cada vez. Por fim alternar entre a farinha e o buttermilk e misturar até ficar homogéneo.

Pesar e dividir a massa em 5 partes iguais. Num das taças adicionar 25g de cacau e 15g, 10g, 5g respctivamente nas outras 3. Deixar uma taça sem cacau. Deitar a massa em cada forma e alisar bem (assinalando as mesmas com um lápis para saber depois qual a sequência de cores). Levar ao forno (dois a dois) até estarem cozidos (testar com um palito). Deixar arrefecer um pouco e desenformar em cima de uma grelha.

Buttercream de chocolate

Derreter o chocolate em banho-maria e deixar arrefecer até ficar à temperatura ambiente (TMX-Bimby: uns minutos na vel. 2/temp. 50º). Peneirar o açúcar em pó, o sal e o cacau.  Poderá usar um pouco de chocolate derretido para moldar um coração, utilizando uma forminha de silicone.

Thermomix-Bimby: Colocar a manteiga no copo e programar 8min/vel. 3. Juntar aos poucos a mistura de açúcar/cacau e continuar a bater na vel.3. Incorporar o chocolate derretido, a pasta de baunilha e a crème fraîche e bater na vel. 3 até ficar homogéneo. Se necessário, colocar um pouco no frigorífico até obter a consistência desejada.

Tradicional: Bater a manteiga (mole) durante cerca de 8 minutos na vel. média, até obter um creme esbranquiçado e brilhante(desta forma não terá o sabor intenso a manteiga). Juntar aos poucos a mistura de açúcar/cacau e continuar a bater. Incorporar o chocolate derretido, a pasta de baunilha e a crème fraîche e bater até ficar homogéneo. Se necessário, colocar um pouco no frigorífico até obter a consistência desejada.

Montagem
Colocar a camada mais clara na base do prato e barrar uma camada fina de creme. Continuar com o mesmo procedimento até à última camada. Aparar um pouco as laterais do bolo com uma faca, caso seja necessário. No topo espalhar uma boa camada de creme assim como nas laterais. Alisar bem com uma espátula. Com um saco pasteleiro e um bico tipo 1M, formar umas rosas no topo.

Colocar o bolo no frigorífico durante uma noite. Retire do frigorífico 20 minutos antes de servir.

Dicas

Substitua a vagem de baunilha (raspada) por uma colher de sobremesa de pasta de baunilha
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.