com o apoio MEO
O MEO Energia ajuda-o a poupar. Simule aqui

Em destaque

Caldo de legumes desperdício zero

Não deite fora as cascas de cenouras, de couves, entre outros legumes, use-os para preparar um nutritivo caldo de legumes para preparar, por exemplo, risotos.

Ingredientes

Água 2,5 l
Restos de vegetais, bem lavados* 500 g
Cebola descascada, cortada grosseiramente 1
Dentes de alho descascados, cortados grosseiramente 3
Molho de soja ou molho tamari 3 colheres de sopa
Sal grosso 2 colheres de chá

Preparação

Rende 2 litros.

Coloque todos os ingredientes numa panela grande e leve ao lume. Deixe levantar fervura e coza, em lume brando, durante 30 minutos.

De seguida, deixe arrefecer e coe com a ajuda de um coador de rede.

Congele em frascos ou recipientes bem fechados. No frigorífico preserva-se até cinco dias.

* Pode usar cascas de cenoura, talos de couves e crucíferas, folhas exteriores de couves, entre outros (de preferência biológicos). Não se aconselha que use cascas de cebola, alho, batata, batata-doce e abóbora. Use restos frescos ou congelados - que pode ir juntando num saco no congelador.

Esta receita é parte integrante do livro "Vegetal a 100%", da Editora Influência


Esta receita insere-se num plano de cozinha tendente ao Desperdício Zero. Este, embora seja uma meta: reduzir os resíduos e desperdícios ao mínimo, também é um caminho. Neste, há objetivos: não descartar partes dos alimentos que são ricas nutricionalmente, preferir alimentos a granel, reaproveitar. Sempre que não for possível usar cascas e talos, reaproveite-os em caldos de vegetais. Procure formas criativas para reaproveitar embalagens de cartão e vidro. Reduza a utilização dos aparelhos de cozinha ao indispensável. Bom proveito.  

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.