Em destaque

Bolo mármore de avelã e mocha

Esta versão é um pouco mais sofisticada em sabor mas prepara-se da mesma maneira. As avelãs torradas moídas conferem mais humidade ao bolo e o aroma do café combina perfeitamente com o chocolate negro.

Ingredientes

Chocolate negro, partido em pedaços (ver notas finais) 100 g
Café 80 ml (aproximadamente 2 espressos)
Manteiga sem sal, à temperatura ambiente, dividida 250 g
Avelãs, torradas (ver notas finais) 70 g
Farinha de Trigo sem fermento 320 g
Fermento em Pó 1 colher de chá
Sal Marinho 1 colher de chá
Açúcar 250 g
Ovos 4
Leite 250 ml
Extrato de baunilha 2 colheres de chá

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha.

Coloque uma taça resistente ao calor sobre um tacho com água fervente, em lume baixo, sem que o fundo da taça toque na água (deve apenas receber o seu calor). Junte duas colheres de sopa de manteiga, o chocolate e o café. Deixe derreter, mexendo frequentemente, até obter uma mistura homogénea e brilhante. Retire o tacho do lume (pode manter a taça em cima) e reserve.

Na picadora, ou processador de alimentos, pique as avelãs até obter uma farinha fina. Misture-as com a farinha, fermento em pó e sal.

Bolo mármore de avelã e mocha

Na taça da batedeira elétrica, ou à mão, bata a restante manteiga com o açúcar durante aproximadamente 3 minutos, em velocidade média (vai obter uma pasta espessa). Junte os ovos um a um, batendo entre cada um deles. Junte depois o extrato de baunilha (veja como fazer extracto de baunilha caseiro). Reduza a velocidade da batedeira e junte um terço da mistura da farinha, misturando bem, e, em seguida, metade do leite. Repita, terminando com o resto dos ingredientes secos.

Transfira um pouco menos de metade desta massa para a taça onde está o chocolate derretido e mexa até ficar bem misturado.

Coloque duas colheres de sopa da massa clara num canto da forma pré-preparada. Ao lado, coloque duas colheres de sopa da massa com chocolate. Vá alternando entre a massa clara e a massa com chocolate, num formato de xadrez. Quando preencher a forma, repita até esgotar a massa mas sempre de forma alternada, ou seja, por cima da massa clara coloque colheradas de massa de chocolate e vice-versa. No fim, passe com uma faca ao longo da forma, misturando as duas massas e formando um ondulado.

Coza no forno pré-aquecido durante aproximadamente 70 minutos, ou até que um palito inserido até ao centro do bolo venha seco. Deixe arrefecer durante 15 minutos na forma antes de desenformar o bolo.

Dicas

- Gosto do chocolate amargo e escolho o chocolate negro com 75%-85% de cacau, que não é difícil de encontrar à venda. Quanto maior a percentagem de cacau, mais amargo será. - Se não conseguir comprar avelãs já torradas, torre-as no forno a 180 ºC durante 12 a 15 minutos. Deixe-as arrefecer e prossiga como indicado na receita.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.