É atrás de uma fachada discreta, de montras cuidadas, na pacata Rua Visconde de Seabra, no Campo Grande, em Lisboa, que desde 2001 funciona um espaço que nasceu da paixão de mais de quatro décadas de Alfredo Martins Gonçalves pelo mundo do whisky. Aos 75 anos, este empresário gere em conjunto com a filha, Luísa Gonçalves, a loja “Whisky & Co”, um espaço para a divulgação do whisky de Malte, nascido da parceria de Alfredo Gonçalves com Luís Garcia (Presidente do Single Malt Club). A loja conjuga as características de estabelecimento comercial com as de exposição de uma vasta colecção de objectos relacionados com o universo dos whiskies.
Quem franqueia a porta do espaço dificilmente crê que o esmero colocado na arquitectura e decoração dos mais de 300 m2, substitui o que em tempos foi uma garagem. No ambiente calmo do estabelecimento o cliente encontra, para venda, mais de 600 variedades de whisky, das mais diversas proveniências, desde as terras frias e agrestes da Escócia e da Irlanda, ao distante Japão ou à América do Norte. Destaque para a grande oferta de blends, e as mais de 3000 garrafas em miniatura, para além de todo um conjunto de produtos que orbitam o universo do whisky, seja literatura sobre o assunto, copos, cantis, bolos e marmeladas confeccionados à base da bebida. Uma prateleira encontra-se reservada à venda de charutos e, no Inverno, a loja alarga a oferta aos chocolates. O espaço presta-se, ainda, à organização de eventos com capacidade até 100 pessoas. A clientela, de Norte a Sul do país é, em regra, conhecedora; sabe o que procura e, não raro, vai ao encontro das últimas novidades. Há os que visitam a “Whisky & Co” em busca de um presente não se escusando ao conselho de quem está atrás do balcão.
A aquisição dos objectos para venda faz-se por importação directa ou, mais modernamente, por encomenda no site da marca.
Viajantes incansáveis
É com orgulho que Luísa Gonçalves, filha do proprietário e seu braço direito na loja, fala do projecto que acompanha desde o início. Luísa Gonçalves herdou do pai a paixão pelo whisky, embora confesse que de início “não o bebesse. O hábito surgiu com o tempo e as provas organizadas no estabelecimento acabaram por ser uma ajuda”. Viajante, Luísa Gonçalves calcorreia com Alfredo Gonçalves muitas latitudes, recolhendo raridades, aproveitando novidades, descobrindo, sempre, novos espaços relacionados com o whisky. Ganha a loja, em variedade e enriquece-se a colecção com mais algumas peças que se juntam aos mais de 6500 artefactos, essencialmente garrafas, que constam da mostra. Difícil, ao entrar na loja, é resistir ao apelo da colecção. Três salas albergam a dedicação de uma vida, perceptível no cuidado colocado na exposição de cada objecto, na própria organização do espaço, acolhedor e confortável. Uma das salas exibe as garrafas em cerâmica, verdadeiro mostruário de cor, de bom gosto, traduzido na diversidade de formas e na decoração de cada
peça. A sala seguinte é dedicada aos maltes, enquanto a última expõe os blends, numa mostra de whiskies que nos faz viajar por Itália, Alemanha, Japão, Ilhas Britânicas, Índia, Moçambique, Cuba, África do Sul, entre muitas outras paragens. A colecção alberga algumas raridades, caso de uma garrafa Glenfiddich de 50 anos, exemplar numerado e com certificado de proprietário; e uma outra Black Bowmore, muito difícil de encontrar, uma verdadeira peça de leilão.
Quanto ao futuro da “Whisky & Co” este afigura-se, no dizer de Luísa Gonçalves, “algo incerto, tudo depende da procura, uma vez que nos inscrevemos num nicho de mercado muito específico. Não colocamos de lado a hipótese de alargar o espaço a outros produtos, assim como apostar na venda pela internet”.
Jorge Andrade
“ Whisky & Co”
Rua Visconde de Seabra, 12 – C
1700-370 Lisboa
Tel. 217 933 314

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.