Esta “Festa do Espumante”, no Largo Hermenegildo Solheiro, bem no centro da zona histórica de Melgaço, terá a casta rainha da região, o Alvarinho, em destaque. Na terceira edição, o evento conta com presença de 12 produtores: Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Dom Ponciano, Dona Paterna, Quinta do Mascanho, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras da Aldeia e Terras de Real.

Valença: Trufas e gelado de Espumante na festa que homenageia esta bebida

Conhecidos pela grande capacidade de harmonização gastronómica, as quase duas dezenas de espumantes contam com a companhia de produtores de gastronomia regional: Aromas e Caprichos, Bebipelada, Mel do Zé, Delícias do Planalto, Fumeiro Tradicional de Castro Laboreiro, Melgaço em Sabores, Prados de Melgaço e Quinta de Folga. Fumeiro, queijo, doçaria e até trufas ou gelado de Alvarinho. Em permanência, os restaurantes “O Brandeiro” e “Paris” confecionam especialidades de Melgaço e do Alto Minho.

A “Festa do Espumante de Melgaço” realiza-se a 24 de novembro, sexta-feira, das 18h00 às 2h00, dia 25 de novembro, sábado, das 12h00 às 2h00, e dia 26 de novembro, domingo, das 12h00 às 18h00. A entrada é livre e a aquisição do copo oficial de provas tem um custo de 2,50 euros.