Os vinhos são de todas as regiões do país, com a presença de mais de 30 produtores de topo, com destaque especial para os vinhos da região da Península de Setúbal.

Os petiscos têm origem nos conhecidos restaurantes da Trafaria, herdeiros das tradições locais com um foco muito especial nos pratos de peixe e marisco, entre outras propostas culinárias.

Com a produção da Revista de Vinhos, o Festival conta ainda com provas comentadas de vinhos orientadas por especialistas, no Presídio Militar da Trafaria, atualmente em recuperação pelo município. Um programa que inclui, ainda, cruzeiros vínicos no Tejo e animação de rua.

A entrada é livre, sendo o acesso às provas de todos os vinhos em exposição condicionado pela compra prévia de uma pulseira de degustação no valor de 3,00 euros (com oferta de copo). Os visitantes poderão ainda comprar livremente todos os produtos expostos.

A iniciativa decorre na sexta-feira e no sábado (3 e 4 de junho), das 17h00 às 23h00, e no domingo (5 de junho) das 15h00 às 21h00.

O Festival é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada.