São sete dias dedicados à promoção de um estilo de vida saudável, ético e ecológico, promovidos por diversas entidades como a Sociedade Portuguesa de Naturalogia. Através da organização de eventos e divulgação do regime alimentar vegetariano, a semana vegetariana pretende informar melhor as pessoas sobre as vantagens deste estilo de vida.
Na SPN, a semana é rica em conferências, cursos e encontros:
Segunda-feira, 29 de Setembro
19h00 Conferência “Compatibilidades Alimentares”, pelo Dr. António Cardoso, Vice-Presidente da Direcção da SPN, licenciado em Físico-Química. A maior parte das vezes comemos sem saber o que comer e o que misturar…. Há misturas de alimentos totalmente incompatíveis e outras muito benéficas. Venha saber quais!

20h30 Visionamento de filme / documentário sobre Vegetarianismo e debate, pela Associação Vegetariana Portuguesa
Terça-feira, 30 de Setembro

19h00 Conferência “As Vitaminas”, pelo Dr. António Cardoso, Vice-Presidente da Direcção da SPN, licenciado em Físico-Química. Explicação detalhada sobre as principais vitaminas, sua história, como se preservam e de que alimentos se obtêm.

20h30 Conferência "Ómega-3 e Ómega-6: precisamos mesmo de peixe na nossa alimentação?" por João Santos, co-fundador da Associação Vegetariana Portuguesa. Os ácidos gordos ómega-3 e ómega-6 são nutrientes essenciais para o corpo e existem nos alimentos de origem vegetal, saiba quais deve consumir e em que quantidades.
Quarta-feira, 1 de Outubro (Dia Mundial do Vegetarianismo)

19h00/20h30 Início do Curso de Relaxamento e Meditação, por Paula Soveral, Terapeuta e Professora de Meditação, Vice-Presidente da Direcção Técnica da SPN. Aula gratuita, seguida de lanche vegano gratuito para os participantes. Inscrições obrigatórias para 213 463 335.

20h30 Conferência "Produtos Alimentares Tradicionais e Fermentados, sua Produção e Uso", pelo Prof. Dr. Joaquim Reis, licenciado e Mestre em Engenharia Mecânica pelo IST e doutorado na área de Informática pelo ISCTE, actualmente professor universitário de Informática no ISCTE e um dos formadores do curso de Macrobiótica do Instituto Macrobiótico de Portugal. O que é a fermentação de um alimento natural? Saiba mais sobre a vitalidade dos alimentos fermentados e sua importância na manutenção de uma boa saúde.
Quinta-feira, 2 de Outubro
19h00 Conferência "A História dos Vegetarianismos, de um século ao outro", pelo Prof. Carlos Ventura, Naturólogo e Presidente da Direcção Técnica da SPN. A história dos vários vegetarianismos ao longo de um século até aos dias de hoje.

20h30 Conferência "A Saúde ao Sabor da Música", pelo Prof. Luis Garcez, Acupunctor e professor de Música. Ao sabor da música, uma tertúlia descontraída sobre vários aspectos da saúde e da alimentação natural. A importância da música e do ambiente enquanto comemos.
Sexta-feira, 3 de Outubro

19h00 Conferência “Alimentação Viva”, por Ireneu Vicente / Sofia Barradas. Ao serem demasiado cozinhados os alimentos perdem a maior parte dos nutrientes, sobretudo vitaminas e sais minerais. Cada vez mais se impõe incluir alimentos crus de boa qualidade na nossa alimentação; é importante saber como fazê-lo.

20h00 Jantar Vegetariano
Contributo: 10.00 euros/pessoa. Inscrição e pagamento obrigatórios até 2 dias antes, para 213 463 335, das 12h00 às 19h00
Sábado, 4 de Outubro (Dia Mundial do Animal)

10h00 Aula de culinária natural "Da Índia ao Japão" por Paula Soveral, Terapeuta e Vice-Presidente da Direcção Técnica da SPN.
Contribuição: 20.00 euros com almoço incluído. Inscrição e pagamento obrigatórios até 2 dias antes.
15h00 Marcha pelo Dia do Animal, A SPN apoia a iniciativa da Associação ANIMAL - com concentração às 15h00, frente ao Campo Pequeno, Lisboa, a marcha segue em direcção à Assembleia da República. Por um Código de Protecção dos Animais mais moderno, eficaz, progressista e justo.
Domingo, 5 de Outubro
10h00 às 12h00 Oficina de Pastelaria Vegetariana para Crianças (sem ovos nem produtos lácteos), por Eunice Silva. Contribuição: 20.00 euros Inscrição e pagamento obrigatórios até 2 dias antes. Traga os seus filhos (entre os 6 e os 12 anos) para aprenderem a confeccionar pão e pastelaria da melhor qualidade sem ovos nem lactícinios! Eles adoram!

15h00 Visionamento de filme/documentário sobre Vegetarianismo, pela Associação Vegetariana Portuguesa

16h30 Festa com Música, Dança e Alegria, pela tarde fora...
Em todos os dias da Semana Nacional do Vegetarianismo haverá:
• Venda de livros sobre Vegetarianismo, a Saúde e o Bem Estar.
• Informação gratuita sobre vegetarianismo, sobre a SPN e suas actividades, sugestões de filmes e livros sobre vegetarianismo e defesa dos direitos dos animais.
• Lanche vegetariano, ao preço simbólico de 3.00 euros

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.