Os apreciadores da boa gastronomia algarvia que se desloquem à Serra de Tavira entre 25 de Março e 9 de Abril poderão habilitar-se a ganhar um fim-de-semana numa das unidades hoteleiras (Vila Campina – Luz de Tavira, Pequeno Castelo – Santo Estêvão e Quinta da Fonte do Bispo – Santa Catarina da Fonte do Bispo) que aderem ao III Festival de Gastronomia Serrana.
Para melhor ficar a conhecer os pratos típicos e os locais a visitar em cada uma das freguesias, a CMT indica as ementas e o acesso aos restaurantes que participam no Festival.
Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo
Pontos de interesse: Vistas panorâmicas - Alcaria do Cume, Água de Tábuas, Bemparece, Eiras Altas e Boavista; Montes típicos - Alcorvel, Alcaria Fria, Malhada do Rico e Malhada do Judeu; Moinhos de água – Curral da Pedra, Malhada do Nobre de Baixo.
Restaurante: Cantinho da Serra, em Bemparece (Tel: 281 971 557)
Dias 25, 26 e 31 de Março; 1, 2, 7, 8 e 9 de Abril
Ementa: Queijo fresco, pão, manteiga e azeitonas (€ 4,00); Carne de porco com alho acompanhado com milho (€ 5,50); Filhós com mel (€1,00); Reguengos tinto (€5,50); Medronho e café (€1,50).
Como chegar ao restaurante: Partindo da rotunda da “Vela ao Vento”, em direcção S. Brás de Alportel encontrará uma segunda rotunda. Contorne-a sempre na direcção São Brás de Alportel, atravesse por “Prego”, “4 Estradas”, “Fonte do Bispo” até chegar a Santa Catarina da Fonte do Bispo. Continue em direcção “São Brás de Alportel” e seguidamente encontrará uma rotunda. Siga na mesma direcção até ao segundo entroncamento. Aí vire à direita em direcção “Porto Carvalhoso”. Siga sempre em frente e a cerca de 6 km vai encontrar à sua direita o restaurante Cantinho da Serra. (cerca de 19 km e 600 metros).
Restaurante: Herdade da Corte (Tel: 281 971625)
Dias 25, 26 e 31 de Março; 1, 2, 6, 8 e 9 de Abril
Ementa: Presunto, queijo, azeitonas, chouriço, manteiga, paté e pão ( €4,00); Sopa da casa e ensopado de javali (€10,00); Doce da casa (pudim, bolo e natas) €2,00; Vinho tinto “Monte da Vaqueira” (€5,50); Medronho e café (€2,00).
Como chegar: Partindo da rotunda da “Vela ao Vento”, em direcção a S. Brás de Alportel encontra uma segunda rotunda. Contorne-a e sempre em direcção São Brás de Alportel, atravesse “Prego”e “4 Estradas”. Passará uma ponte e na segunda curva, (a cerca de 100 metros) encontrará à sua direita uma sinalética indicando “Morenos”. Ao km 9 à sua esquerda localiza-se um caminho de terra batida com a indicação “Herdade da Corte”. Siga em frente e a cerca de 1 km terá o portão da Herdade da Corte (cerca de 10 km de Tavira).
Restaurante: O Constantino (Tel: 281 971217)
Dias 25, 26 e 30 de Março; 1, 2, 6, 8 e 9 de Abril
Ementa: Queijo fresco de cabra com mel, pão e azeitonas (€3,50); Repolho com carne de porco e batata-doce (€6,00); Bolo de Nozes (€2,20); Vinho da casa (€3,50); Algarve café (café, medronho, natas) (€2.50).
Como chegar:
Partindo da rotunda da “Vela ao Vento”, em direcção a S. Brás de Alportel encontra uma segunda rotunda. Contorne-a sempre na direcção de São Brás de Alportel, atravesse “Prego”, “4 Estradas”, “Fonte do Bispo” e chegará a Santa Catarina da Fonte do Bispo. Continue na direcção de São Brás de Alportel, encontrará uma rotunda, seguindo a mesma direcção localize um segundo entroncamento. Aí vire à direita em direcção “Porto Carvalhoso”. A cerca de 100 metros encontrará à sua esquerda o restaurante O Constantino (cerca de 15 km de Tavira)
Restaurante: Monte Velho (Tel: 281 971061)
Dias 25, 26 e 27de Março; 1, 2, 3, 8 e 9 de Abril
Ementa: Presunto, chouriço e queijo (€ 4,00); Creme abóbora/Perdiz com castanhas (€14,00); Salada de fruta natural (€2,50); Reguengos (€4,50); Café e medronho (€1,70).
Como chegar: Partindo da rotunda da “Vela ao Vento”, em direcção S. Brás de Alportel encontrará uma segunda rotunda. Contorne-a sempre na direcção São Brás de Alportel, atravesse “Prego”, “4 Estradas. Passará por uma ponte e na segunda curva, (a cerca de 100 metros) verá à sua direita uma sinalética indicando “Morenos”. Vire aí e siga, passando pelos “Morenos” até chegar a “Umbria”. O restaurante Monte Velho localiza-se à esquerda, na curva (cerca de 13 km e 300 metros).
Restaurante: Quinta do Marco (Tel: 281 971060)
Dias 25, 26 e 28 de Março; 1, 2, 4, 8 e 9 de Abril
Ementa: Figos de Barro (€2,75); Lombinhos à Barrocal; Entre a Serra e o Mar (€2,30); Tinto/Branco nossa selecção (€5,00); Licor de Alfarroba (€2,00)
Como chegar: Partindo da rotunda da “Vela ao Vento”, em direcção S. Brás Alportel encontrará uma segunda rotunda. Contorne-a sempre na direcção de São Brás de Alportel, atravesse “Prego”, “4 Estradas” até chegar à placa indicando “Hortas” e “Casa de Campo”. Aí volte à sua direita e a aproximadamente 300 metros encontrará o restaurante Quinta do Marco (cerca de 9 km e 700 metros).
Freguesia do Cachopo
Pontos de interesse: Igreja Matriz de Santo Estêvão; Núcleo Museológico; Casas Circulares; Anta das Pedras Altas; Anta da Masmorra; Miradouros da Cabeça Gorda, Marco Geodésico de Cachopo, Alcaria Alta, Fonte da Rata e Malhanito.
Restaurante: A Charrua (Tlm: 91 8465789)
Dias 25, 26 e 29 de Março; 1, 2, 5, 8 e 9 de Abril
Ementa: Queijo fresco com mel (€1,50); Javali (€6,50); Pudim de laranja (€1,50); Vinho da casa (€1,50) Medronho (€2,00)
Como chegar: Partindo da rotunda da “Vela ao Vento” em direcção a Vila Real de Santo António, passe a ponte de Tavira (E.N. 125). No final da ponte volte à sua esquerda e logo depois à direita onde encontrará uma placa indicando “Cachopo”. Siga em direcção a Cachopo, passando por “Vale do Junco”, “Vale da Murta”, “Portela dos Vales”, “Portela da Corcha”, “Alcaria do Cume” e “Monte da Ribeira” até chegar a Cachopo. Na rotunda à entrada vire em direcção a “Barranco do Velho”. A cerca de 500 metros encontrará à sua esquerda o restaurante A Charrua (cerca de 40 km de Tavira).
Freguesia da Conceição
Pontos de interesse: Perímetro florestal da Conceição; Casas Circulares – Eirões, Monte da Estrada e Estorninhos; Vistas panorâmicas/Montes típicos - Eiras, Estorninhos, Vale de Ebros, Bemparece, Faz Fato e Corte António Martins.
Restaurante: Portas da Serra (Tel: 281 95 17 95)
Dias: 25, 26 e 27 de Março; 1, 2, 3, 8 e 9 de Abril
Ementa: Chouriço, presunto, queijo, pão e azeitonas (€2,5); Cozido à “Portas da Serra” (€5,50); Pudim da casa com mel (€1,00); Vinho tinto (€5,00); Medronho ou Figo e café (€2,00)
Como chegar: Partindo da rotunda da Nora Velha, siga em direcção a Conceição/Vila Real de Santo António. Sem sair da E.N. 125 tem o Eurotel à sua esquerda e a cerca de 400 metros, junto à curva encontrará à esquerda uma placa indicando “Almargem”. Vire aí e siga a indicação “Mata Nacional da Conceição” até encontrar ao km 3 um entroncamento. Aí volte à esquerda na direcção “Parque Lazer”. Passe por “Solteiras” em direcção à “Mata Nacional da Conceição”. Encontrará um entroncamento, aí vire à esquerda e siga na direcção “Estorninhos”, passando por “Eiras”, Eirões”e “Vale Rosado” até chegar a “Estorninhos”. A 100 metros, irá encontrar à sua esquerda o Restaurante “Portas da Serra”. (cerca de 12 km de Tavira)
Freguesia de Santa Maria
Pontos de interesse: Montes típicos – Cintados, Corte Besteiros, Carriços, Curral dos Boeiros, Eira da Palma; Parque de Merendas de Água dos Fusos – vista panorâmica sobre a serra de Santa Maria.
Restaurante: Bela Vista (Tel: 281 32 13 71)
Dias 25, 26 e28 de Março; 1, 2, 4, 8 e 9 de Abril
Ementa: Chouriço, queijo e pão (€3,00); Ensopado de Borrego (€6,00); Torta de Amêndoa (€1,00); Vinho da Região Alentejo (€6,00); Medronho ou Figo (€1,50)
Como chegar: Partindo da rotunda da “Vela ao Vento” em direcção a Vila Real de Santo António, passe a ponte de Tavira (E.N. 125). No final da ponte volte à sua esquerda e siga a sinalética, direcção Cachopo. Passe a indicação “Vale do Junco” e a cerca de 200 metros, na estrada principal, encontrará à sua direita o restaurante snack-bar “Bela Vista” (cerca de 10 km de Tavira).