Nesta 14ª edição decorrem três concursos em simultâneo: “Receitas para Cozinheiros Profissionais”, “Receitas de Estudantes” e “Receitas de Restaurantes”. Os restaurantes podem inscrever-se em três categorias distintas: Inovação/Criatividade, Tradicional ou Casual.

As inscrições estão abertas até ao dia 15 de setembro (30 de setembro para os estudantes) e o regulamento pode ser consultado aqui.

Para além do concurso de receitas, a “Revolta do Bacalhau” integra showcookings nas lojas Recheio, por todo o país, onde o protagonista é o Bacalhau da Noruega. Chefes portugueses vão dar prova de que o tradicional fiel amigo também é companheiro na hora de inovar à mesa.

O Júri é presidido, desde a primeira edição, pelo chefe Hélio Loureiro. Um juri por onde já passaram nomes da cozinha portuguesa como  Vítor Sobral, Vítor Matos, Leonel Pereira, Chefe Cordeiro,Vítor Esteves, Orlando Esteves, Nuno Diniz, Alexandre Silva, João Rodrigues, Ricardo Costa, António Nobre, entre outros.

Na vertente individual, cada concorrente envia uma receita que tenha o Bacalhau da Noruega como ingrediente principal. O Júri selecciona as seis melhores receitas, que vão a uma semi-final numa escola de hotelaria e de onde saem os três finalistas.

A final consiste na confecção de um jantar para cerca de 150 pessoas e onde é apurado o vencedor. Quanto ao concurso dos restaurantes, os 30 mais bem classificados na avaliação das receitas recebem a visita do júri para provar o prato confeccionado nas instalações do concorrente. A final nacional e a entrega de prémios serão em Dezembro.

De sublinhar que a 13ª Edição, em 2017, foi ganha por Gerson Oliveira, do restaurante Porta, em Bragança, com o prato Massada de Bacalhau Salgado Seco da Noruega.

Este é um concurso criado pelo Recheio e pelo NSC - Conselho Norueguês da Pesca.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.