O prémio “Chefe de Cozinha do Ano 2015” pela WINE foi entregue a João Rodrigues, chefe de cozinha do restaurante Feitoria, do hotel Altis Belém, Lisboa, uma estrela Michelin. O restaurante Belcanto, de José Avillez, único duas estrelas Michelin de Lisboa, recebeu a distinção de “Restaurante Gastronómico do Ano 2015”. Já o Gusto by Heinz Beck, do hotel Conrad Algarve, foi premiado “Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos”.

Por seu turno, Setúbal, detentora de “um dos mais bonitos e bem preservados mercados tradicionais portugueses” (o Mercado do Livramento, particularmente dedicado ao peixe), é “Destino Gastronómico do Ano”, para o qual contribuíram ainda a vitalidade do setor da restauração local, a qualidade dos produtos de rio e de mar, a paisagem, a Serra da Arrábida, a aposta em festivais gastronómicos e o interesse crescente de visitantes.

Numa nova categoria instituída pela revista, a de “Produto Artesanal do Ano”, distinguiu-se o Lote Reserva de Erva Príncipe do Cantinho das Aromáticas (V.N. de Gaia).

A Madeira e o Alentejo obtiveram destaque nestes prémios “Os Melhores do Ano”. Henriques & Henriques Tinta Negra 50 Anos, um Vinho Madeira elaborado pela casa Henriques & Henriques, que obteve 19 pontos (em 20 possíveis) pelo painel de provas da publicação, foi eleito “Vinho do Ano 2015”.

A “Personalidade do Ano no Vinho” é Paula Cabaço, presidente do IVBAM - Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, pelo empenho na “recuperação de imagem e capacidade de renovação” que tem conseguido empreender ao Vinho Madeira, um dos mais notáveis vinhos generosos de todo o mundo.

A Quinta do Mouro, em Estremoz, liderada por Miguel Louro, é “Produtor do Ano 2015”, e Susana Esteban, enóloga de origem galega radicada em Portugal, que depois de ter trabalhado no Douro decidiu empreender um projeto de produção própria no Norte do Alentejo, conquistou o título de “Produtor Revelação do Ano”.

Charles Symington, “um dos enólogos mais brilhantes mas menos comentados da sua geração”, que tutela a enologia da Symington Family Estates, é “Enólogo do Ano”. O prémio de “Sommelier do Ano” foi atribuído a João Chambel, “um apaixonado pelo vinho, sempre atento às novidades e sedento pela descoberta de tesouros antigos”, ofício que executa atualmente na garrafeira e restaurante Estado d’Alma, em Lisboa.

A revista WINE – A Essência do Vinho distinguiu André Magalhães “Personalidade do Ano na Gastronomia”. O proprietário da Taberna da Rua das Flores.

Fica, aqui, a lista completa destes prémios “Os Melhores do Ano 2015”, iniciativa promovida pela revista especializada WINE - A Essência do Vinho.

VINHO DO ANO

Henriques & Henriques Tinta Negra 50 Anos (Vinho Madeira)

PERSONALIDADE DO ANO NO VINHO

Paula Cabaço (presidente Instituto do Vinho da Madeira)

PRODUTOR DO ANO

Quinta do Mouro (Alentejo)

PRODUTOR REVELAÇÃO DO ANO

Susana Esteban (Alentejo)

ENÓLOGO DO ANO

Charles Symington

SOMMELIER DO ANO

João Chambel (Estado d’Alma, Lisboa)

PERSONALIDADE DO ANO NO BRASIL

João Palhinha (distribuidora de vinhos Qualimpor)

PERSONALIDADE DO ANO NA GASTRONOMIA

André Magalhães (Taberna da Rua das Flores, Lisboa)

CHEFE DE COZINHA DO ANO

João Rodrigues (Feitoria - Altis Belém, Lisboa)

RESTAURANTE GASTRONÓMICO DO ANO

Belcanto (Lisboa)

RESTAURANTE COM MELHOR SERVIÇO DE VINHOS

Gusto by Heinz Beck (Algarve)

DESTINO GASTRONÓMICO DO ANO

Setúbal

PRODUTO ARTESANAL DO ANO (nova categoria)

Lote Reserva de Erva Príncipe – Cantinho das Aromáticas