Pelo 19º ano consecutivo, a Revista de Vinhos faz um balanço e distingue os melhores vinhos provados ao longo de 2015. A cerimónia, já conhecida como os “Óscares do Vinho”, tem como palco o Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, no concelho de Anadia, Bairrada.

Este ano, o evento conta com o apoio logístico do Município de Anadia e reúne cerca de 900 pessoas do sector do vinho e da gastronomia portuguesa, sendo a maior concentração de profissionais do ramo em Portugal. Durante o jantar são anunciados os vencedores, frente a uma plateia com os principais agentes da fileira do vinho e da gastronomia, desde produtores de vinho, enólogos, técnicos de viticultura, escanções, empresários mas também chefes e empresários da restauração, vindos de todo o país. Os critérios das escolhas são exclusivamente editoriais e da responsabilidade dos jornalistas da Revista de Vinhos.

“Os Melhores do Ano” recebem um troféu em prata da autoria da conhecida criadora de joias Maria João Bahia. São 19 as categorias galardoadas: Campanha Publicitária; Restaurante Cozinha Tradicional Portuguesa; Restaurante; Loja Gourmet; Garrafeira; Wine Bar; Enoturismo; Organização Vitivinícola; Viticultura; Adega Cooperativa; Produtor Revelação; Produtor; Empresa de Vinhos Generosos; Empresa; Identidade e Carácter; Enólogo de Vinhos Generosos; Enólogo; e ainda 2 prémios especiais de carreira que distinguem personalidades com vida e obra reconhecida nos campos da gastronomia e vinhos, o prémio “David Lopes Ramos” e o “Senhor do Vinho”.

Para além de serem distinguidos os melhores em cada uma das regiões, há “Prémios de Excelência” para os 30 melhores vinhos provados durante o ano 2015.