Os primeiros dias da Semana Gastronómica da Caça decorrem em simultâneo com a segunda edição do Festival Ibérico do Javali, que se realiza de 1 a 3 de novembro em São Marcos do Campo. Entretanto, de 1 a 9 de novembro, os pratos de caça estarão em destaque nos restaurantes que se associam à semana de comeres regionais.
Assim, em Reguengos de Monsaraz, participam os restaurantes O Gato (feijoada de javali), Moira (arroz de lebre), Aqui Jardim (cozido de grão com lebre), A Grelha (javali estufado) e Taberna Al-Andaluz (perdiz estufada).
Em Monsaraz aderem à semana gastronómica os restaurantes Xarez (tarte de perdiz com salada) e Sabores de Monsaraz (coelho à caçador), enquanto no Telheiro participam o Sem-Fim (perdiz confitada d’el rei), o Centro Náutico de Monsaraz (codornizes recheadas com esparregado e batatinha nova assada a murro à xilo) e O Alcaide (ensopado de javali à alcaide).
Já em São Pedro do Corval, os pratos de caça chegam ao restaurante Adega do Cachete (lebre com feijão), no Campinho integra a semana gastronómica o Monte D’Açorda (feijoada de javali) e o Monte de Palaios (coelho em vinho tinto) e na Barrada participa O Bizaca (feijoada de lebre).
Esta é a quarta semana gastronómica do Reguengos à Mesa. A primeira foi dedicada ao porco e realizou-se de 22 a 31 de março, a segunda teve pratos de borrego e decorreu de 5 a 14 de abril, enquanto a terceira foi a Semana Gastronómica “Sabores do Lago” que aconteceu de 4 a 13 de outubro.
Estas semanas gastronómicas têm como consultor Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de 30 anos de carreira, gastrónomo e investigador na arte da cozinha com uma forte ligação aos vinhos.
Comentários