Se há alimento capaz de representar o apetite humano pela sedução, pelo capricho à mesa e mesmo por algum excesso gastronómico, esse alimento é o chocolate.

E é para o homenagear que a Marta Dionísio, autora do blogue “Intrusa na Cozinha” dedica todo o mês de março a receitas com chocolate. Marta não o quer fazer sozinha e, como já nos vem habituando há mais de um ano, convida-nos a partilhar no seu blogue as nossas melhores receitas. No caso vertente, com chocolate.

E não há quem não tenha aquela receita especial com este alimento transversal a todas as civilizações, a muitas festividades e a demonstrações de afeto para com o próximo.

Isso mesmo refere Marta Dionísio no post que serve de abertura ao alimento do mês: “No mundo inteiro, o chocolate aparece como tradição em festividades populares: Páscoa, dia das Mães, dia dos Namorados, Natal, dia das Bruxas, dia dos Mortos, entre outros… “

Uma peça de enquadramento que nos traz a definição de chocolate, “na sua essência uma mistura de pasta de cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar. De acordo com as proporções utilizadas, obtêm-se diferentes qualidades, texturas e aromas.

Posto isto, está aberta a porta para um descritivo por parte de Marta Dionísio dos tipos de chocolate que encontramos no mercado, mesmo aqueles menos usuais, como o Hidrogenado e o Fracionado.

Pretexto para a bloguer discorrer sobre as propriedades de cada chocolate, os benefícios para a saúde (porque também os tem) e os métodos de produção.

Feito o enquadramento e porque a rubrica “Ingrediente do Mês” se fez para a partilha, podemo-nos juntar à Marta Dionísio, remetendo-lhe as nossas criações culinárias com chocolate. Basta, para isso, que deixemos o link da nossa receita nos comentários da publicação que abre o ingrediente do mês.

Se o proponente não tiver blogue pode enviar um email com a receita e uma foto. A bloguer fará a publicação, com os devidos créditos. Pode, ainda, identificar a receita com a hashtag #martaingredientofthemonth.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.