O objetivo lançado aos participantes pelo Centro de Astrobiologia de Madrid (afiliado da NASA) foi o de criar a primeira receita com potencial para vir a ser cozinhada em Marte no futuro, quando for lançada uma missão ao quarto planeta do Sistema Solar, situado a 58 milhões de quilómetros da Terra.
Uno, Dos, Tres... Marte é a receita vencedora assinada pelo Chef Kiko (restaurantes A Cevicheria e O Talho), que trabalhou em parceria com o Canal Bit2Geek, composto por cientistas que trabalham em agências espaciais, para se aconselhar sobre os procedimentos e tipos de alimentos a serem enviados para o Planeta Vermelho. Confeções culinárias que, dentro de uma década, poderão ser reproduzidas pelos astronautas enviados numa missão a Marte.
Para a criação da receita vencedora foram aconselhados ingredientes seguindo alguns critérios, nomeadamente, alimentos que já foram testados a bordo da ISS - International Space Station e alimentos desidratados que, por não conterem água, são mais fáceis de transportar e armazenar numa viagem de longa duração.
Volvidos meses de candidaturas ao concurso “La Patata Marciana”, no caso português, o resultado final é uma receita que garante um equilíbrio de nutrientes, como a proteína e os sais minerais, com sabores típicos portugueses. A confeção, à base de batata, inclui chouriço, azeitonas, bacalhau, algas, cebola, salsa e alho.
Na prática, a receita de Kiko imita o globo de Marte, usando chouriço desidratado para lhe dar a cor, e os vulcões de Tharsis (região no equador do planeta), usando azeitonas. Vulcões estes que são as maiores montanhas de todo o sistema solar e a imagem de marca de Marte.
Os produtos escolhidos para a receita do Chef Kiko combinam uma "imagem de casa" com os sabores típicos, projetados na imagem do objetivo - o Planeta Vermelho que se encontra a oito meses de viagem a partir da Terra.
Assim, além dos sabores típicos de "casa" (o planeta Terra), como é o sabor forte do bacalhau, foi desenhada a imagem do objetivo, Marte, assumindo-se esta receita também como uma forte componente psicológica.
“Muito mais do que ser um orgulho enorme para mim, acho que deve ser um orgulho para todos os portugueses ver os nossos sabores poderem um dia chegar até Marte”, afirma o chefe de cozinha português após ter conhecido o resultado final desta competição gastronómica.
Comentários