A grande festa da pizza napolitana, que decorre a 17 de janeiro, entre as 11h00 e as 20h00, vai oferecer gratuitamente aos portuenses fatias de um dos mais emblemáticos pratos da gastronomia italiana. Um evento que celebra internacionalmente o pizzaiolo, o profissional que produz a verdadeira piza napolitana.
Na Praça dos Leões, será montado um forno a lenha e uma banca, de onde sairão das mãos dos diferentes pizzaiolos que constituem a “Seleção Portuguesa de Pizzaiolos” (que se sagrou campeã em 2017, numa competição que decorreu em Nápoles) exemplares da piza napolitana.
As fatias de piza, ainda quentinhas, serão distribuídas gratuitamente por todos aqueles que acorrerem ao local. Apenas as bebidas, servidas num pequeno quiosque, serão pagas. A tradicional música italiana servirá de banda sonora a este primeiro “Dia do Pizzaiolo”.
Michele Mezzero, presidente da Associazione Pizzaiuoli Napoletani em Portugal, adianta que este evento “será o ponto de partida para a certificação das pizarias que em Portugal cumprem com os requisitos necessários para serem consideradas `Pizaria com Arte Napolitana`”.
A UNESCO declarou, a 7 de Dezembro, a arte do pizzaiolo napolitano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, numa reunião que decorreu na Ilha Jeju, na Coreia do Sul.
Foi o culminar de um processo que envolveu uma petição mundial assinada por cerca de dois milhões de pessoas. Esta é um atividade com crescente popularidade em Portugal, sendo que em Nápoles, no Sul de Itália, “pátria” desta piza, se estima que existam cerca de três mil pizzaiolos em atividade.
Em Portugal o evento portuense é uma organização da Associazione Pizzaiuoli Napoletani em Portugal, liderada por Michele Mezzero, e da ASCIP Dante Aligheri, uma entidade fundada pelo General Angelo Arena e dedicada à difusão da língua e cultura transalpina.
Comentários