Os mini hambúrgueres inspirados nos nova-iorquinos sliders contam a partir deste mês de novembro com uma roupagem de inverno. O espaço FeedMe, em Lisboa, serviu para apresentar as quatro novas estrelas do menu da marca NY Sliders. “Empire”, “Texas Brisket”, “Moma”, “Pulled Pork” juntam-se aos restantes membros da família. Em comum com os hambúrgueres residentes, o facto de nascerem pequenos e de serem produzidos com novilho exclusivamente nacional.
Hambúrgueres que, à mesa, chegam servidos com ou sem pão, em caixa ou no prato e aos trios. Um conceito que convida o comensal a combinar a carne com diversos tipos de pão (NY, cereais ou levedo dos Açores), molhos (NY, picante, iogurte e coentros, queijo, cogumelos, wasabi e soja, mel e mostarda, barbecue) e ingredientes secundários como a alface, o tomate, a cebola caramelizada, cogumelos, rúcula, bacon. E como hambúrguer que se preze não desobriga o acompanhamento, estes sliders casam com batatas fritas temperadas com alho e salsa, salada de alface e tomate, salada cole slaw e arroz.
Na ementa concebida pelo chefe Francisco Meireles (esteve vários anos à frente do restaurante Sessenta Setenta, no Porto) mantêm-se para este inverno alguns dos clássicos da NY Sliders: o “5th Avenue”, o “Broadway”, o “Brooklin” (estes três com carne de novilho), o “Newark” (alheira e grelos) e o “Hudson” (light de salmão marinado). Hambúrgueres que já prestaram prova nas cinco lojas, em quatro cidades - Porto, Lisboa, Braga e Coimbra -, do conceito e marca criados, em 2013, por Alexandre Meireles.
A prova de fogo cai, agora, sobre os quatro novos sliders da ementa e que se estreiam neste início de novembro. Um quarteto que conta com um elemento picante. O slider “Empire” casa a carne de novilho nacional com queijo, bacon, cebola caramelizada, jalapeño e molho “muito” picante, como nos é apresentado. Confessemos que não tão picante assim, mas o suficiente para nos acalorar as papilas gustativas. Por territórios gustativos mais amenos, o “Texas Brisket”, assume-se como um hambúrguer “rústico”. Uma carne de novilho que cozinha durante horas a baixa temperatura. O resultado é uma carne que se desfaz e que combina assim com cebola, rúcula, picle e molho barbecue. Um matrimónio de sabores onde ganha a rúcula e o picle. Isto sem que se perca o sabor da carne.
Ainda na carne de novilho 100% portuguesa, entra em cena um rosbife fatiado. O slider “Moma” adiciona novamente a rúcula e espicaça-a com algumas alcaparras. O molho de iogurte e coentros confere a esta opção uma frescura que entoa bem com a carne fria. Finalmente o “Pulled Pork”, carne de porco cozinhada a baixa temperatura, umas boas horas. A carne desfiada é apresentada com molho de mostarda e mel.
Para palatos menos dados aos sabores fortes das carnes de novilho e porco, a NY Sliders sugere duas opções que exploram outros territórios: um hambúrguer vegetariano, onde cabem entre outros ingredientes o alho francês, os cogumelos e a maçã e um hambúrguer com carne de frango.
Outra novidade da temporada na NY Sliders prende-se com as bebidas. Á água, refrigerantes e limonada, esta uma receita da marca, juntam-se os frutos vermelhos e detox da Go Natural.
Refira-se que os sliders são servidos apenas com um acompanhamento. Contudo quem optar pelo menu servido no prato pode pedir dois acompanhamentos. O menu completo, composto por três sliders à escolha do cliente, com acompanhamento e bebida, pode ser adquirido a partir dos 6,50 euros. Também é possível comprar um slider a partir dos 1,50 euros.
Comentários