Linda Lomelino adora gelados e não permite confusões na hora de preparar estas sobremesas universais. Gelado não é sorvete e estes não se confundem com um sherbet ou com um semifrio. Isso mesmo deixa claro a autora de “Gelados Caseiros” (Editorial Presença) nas primeiras páginas do seu mais recente livro. Um gelado é feito à base de lacticínios, um sorvete é uma sobremesa gelada, o sherbet mistura os dois anteriores e o semifrio é uma sobremesa gelada italiana.

Com o mesmo pormenor, Lomelino explica os métodos empregues na produção de gelados em casa e desmistifica-os. “Para preparar um gelado rico e cremoso, começo com uma base de leite ou natas e gemas de ovo previamente aquecida e engrossada ao lume. A espessura deste creme testa-se mergulhando uma colher. Ao levantar a colher, esta deve estar coberta de creme que não deverá escorrer de imediato”, diz-nos a autora.

Não menos importante, até porque sem eles não há gelados, os utensílios que devemos deve ter em casa para confecionar estas sobremesas. A máquina de gelados (um investimento vantajoso), uma caçarola, copos e colheres de medição, passador, espátula e taças.

Terminada a apresentação dos artefactos, a autora do blogue de sucesso Call Me Cupcake, chega ao ponto que todo o leitor anseia, “meter a mão na massa”, como se usa dizer, embora aqui é mais acertado afirmar, meter a mão nos ovos, nas natas, no leite, nas frutas e bagas, na baunilha.

“Olh´ó” belo gelado caseiro da sueca Linda Lomelino

Ingredientes em doses certas, misturados com engenho e criatividade. O resultado, constatado nas fotos das 75 receitas apresentadas, são gelados cremosos, sorvetes refrescantes e sobremesas geladas que são autênticas surpresas. Isto para não falar dos bolos gelados, dos floats, dos molhos, dos suspiros.

Um livro que não deixa em caminhos esconsos mesmo o cozinheiro mais inexperiente. Lomelino apresenta-nos, por exemplo, um Gelado de Baunilha Rápido. Faz-se num instante e só mesmo as duas a três horas de congelador nos fazem sofrer pelo momento da prova.

Uma obra onde o leitor encontra argumentos para brilhar à mesa na hora da sobremesa. Veja-se o Gelado de Chocolate Extra Rico, onde o licor entra para conferir uma cremosidade adicional e evitar a formação de cristais de gelo.

Linda Lomelino vive em Halmstad, na Suécia. Estudou fotografia, inglês e cinema. Atualmente gere a sua própria empresa, Call Me Cupcake, unindo a sua paixão pelos bolos e pela fotografia de alimentos.

É autora dos livros “Lomelino’s Cakes” e “Sweet Food and Photography”. Nos seus tempos livres toca baixo numa banda.

“Gelados Caseiros” está à venda com o preço de 14,90 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.