
A centenária receita bretã já conquistou o mundo, mas em Lisboa faltava um espaço onde se pudesse apreciar os verdadeiros crepes. La Crêperie da Ribeira abriu em setembro de 2013 e tem-se revelado um sucesso, principalmente aos sábados, onde o movimento não para da manhã à noite. Os crepes doces são os mais pedidos, especialmente o de Nutella, o caramel beurre salé e o creme de marrons. Mas também há outras especialidades francesas, como croissants, baguetes, pain au chocolat e croque monsieur (uma espécie de tosta mista com outro requinte) e, claro a sempre apreciada tábua de queijos e enchidos franceses.
Com saudades da massa fina e dos recheios saborosos da sua infância em Paris, Ana Sofia investiu, juntamente com o marido Ivo, na Crêperie da Ribeira, junto ao mercado com o mesmo nome. Além das receitas tradicionais francesas, há “algumas invenções” com sabor nacional, como o crepe Açores (queijo da ilha de São Jorge, geleia de ananás DOP) ou o Croque Lisboète (tosta com queijo amanteigado, sardinha em azeite e cebola).
Nota-se uma clara preocupação com a saúde, seja na oferta de sumos de fruta naturais servidos em grandes copos, seja e na composição da massa das galletes, sem ovos e sem glúten. A receita da gallete bretonne data do século XIII, mas só em meados do século XX passou a ser vista como prato principal. A tradicional farinha usada nesta massa salgada é a farinha de sarraceno (serracin ou blé noir) que pode ser consumida por pessoas intolerantes ao glúten.
De vez em quando, a Crêperie aposta em ocasiões especiais. Exemplo disso foi a recente “La Chandeleur”, o dia das candeias no calendário católico, em que os franceses costumam reunir a família e fazer crepes; ou jantares vínicos que contam com a presença dos próprios produtores.
Se estes não fossem motivos suficientes para visitar a Crêperie, podemos juntar mais alguns atrativos: é possível apreciar uma refeição por menos de 10 euros, o espaço é agradável e bem decorado, sem pretensiosismos, e o atendimento é verdadeiramente simpático. A escolha ideal para um brunch em família (a partir de 4,00 por pessoa) ou para uma refeição leve, ao longo da semana.
Rua da Moeda, nº1, A, 1200-275 Lisboa
Ana César Costa
Comentários