O programa de televisão Masterchef Austrália garantiu ao inglês Matt Preston notoriedade mundial. O jornalista, crítico gastronómico e autor de livros de receitas, chega este outono aos escaparates das livrarias portuguesas com “O Livro de Cozinha de Matt Preston” (edição Casa das Letras).

Uma obra encorpada, recheada de sentido de humor, um tanto ou quanto corrosivo. Uma veia humorística que Preston parece ter herdado do seu antepassado, primo afastado, A.V. Kinwan. Este, a partir do longínquo ano de 1864, assina o prefácio da presente obra. Matt Preston recuperou-lhe um excerto do livro Host and Guest (1864) e torna-o introdução ao seu próprio livro.

Em “O Livro de Cozinha de Matt Preston” vamos encontrar 187 receitas. Em comum o facto de todas as confeções serem de fácil produção, seja uma receita para o pequeno-almoço proveniente do Botsuana ou para um almoço ou jantar mais elaborados. Nestes itens, Preston é criativo. Apresenta-nos uma original carbonara australiana; um coco, coentros, couve-flor e camarões; um frango desfiado em desgraça de milho. Isto para citar apenas algumas das muitas propostas.

matt preston 02

O livro para além das sopas, saladas, legumes, petiscos, massas, mariscos, carnes, sobremesas e hora do chá, entre outros itens, apresenta dicas e truques de cozinha. Matt apresenta-nos, ainda 50 regras para o jantar perfeito e 23 regras básicas sobre comida. Dicas sempre tocadas por uma dose q.b. de humor negro: “Inclua [no jantar] um solteiro”. “Nuca assobie para o empregado da mesa, os funcionários ou a sua mãe quando deseja algo”. “Modere o seu tom. Ninguém quer saber pormenores sobre a recente cirurgia da sua tia”.

Matt Preston há mais de uma décadas que concilia a sua atividade como jornalista e crítico gastronómico, com a de coapresentador e jurado de um dos programas de culinária de maior sucesso à escala global, o Masterchef Austrália. Assina, ainda, uma coluna semanal nos jornais Daily Telegraph e Sunday Times. Tem perto de 300 mil fãs no Facebook e no Twitter.

Na sua página de internet encontramos algumas das receitas que caracterizam a sua cozinha.

O livro pode ser adquirido por 29,90 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.