Considerada uma bebida de culto, o whisky japonês tem ganho a atenção de apreciadores em todo o mundo e, inclusivamente, já conquistou vários prémios e distinções junto da crítica especializada.

Tendo por base o conhecimento e a receita clássica das destilarias escocesas, a arte de destilar japonesa procura a perfeição e atenção ao detalhe. O resultado são bebidas com um grande nível de diferenciação, na qualidade e variedade. O facto de, no processo de produção do seu whisky, cada destilaria japonesa fazer o seu próprio blend, permite a cada uma delas apresentar produtos com fermentação, tipos de barril e alambiques diferentes, dando lugar a uma gama de produtos muito alargada.

No Porto, no Dia Mundial do Whisky a proposta é a prova dos blends nipónicos
Detalhe da sala do IKEDA.

Desta forma, considerando a diversidade nipónica no que toca a whiskies, o restaurante IKEDA, no Porto, propõe a 18 de maio, Dia Mundial do Whisky, a degustação de 16 variedades de whisky japonês, com caraterísticas diversas e sabores mais ou menos complexos.

Dentro deste leque de escolhas, encontram-se destilados com traços de madeira de cerejeira, mais frutados, ou ainda whiskies mais frescos, que surgem como o acompanhamento para o início de refeição.

IKEDA

Rua do Campo Alegre, 416 Porto

Horário: De terça a quinta e domingo: 12h30 às 15h00; 20h00 às 23h00. Sextas e sábados: 12h30 às 15h00; 20h00 às 00h00. Encerra à segunda-feira.

Contacto: Tel. 915 499 363; E-mail reservas@ikeda.pt

O IKEDA nasceu em 2017 com a promessa de ser uma extensão do Japão no Porto e apresenta pratos típicos que vão para lá do sushi. O espaço foi pensado tendo como base as tradicionais Izakaya, as tascas e espaços informais do Japão, onde as pessoas se encontram para petiscar e conviver.

O nome IKEDA é inspirado na figura de Kikunae Ikeda, professor e cientista da Universidade Imperial de Tóquio, que descobriu o quinto sentido do palato humano – o Umami -, para além dos outros quatro mais conhecidos (doce, amargo, ácido e salgado). Umami significa “delicioso” em japonês, pelo que esta homenagem à pessoa responsável pela sua descoberta faz todo o sentido num espaço que tem como objetivo despertar uma diversidade de sensações ao nível do paladar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.