Com a mesma essência francesa, que trouxe na bagagem quando no ano passado se mudou para Portugal - vindo de Paris onde conquistou uma estrela Michelin no Le Restaurant -, o chefe de cozinha Julien Montbabut criou para o Le Monument uma nova carta onde trabalha os produtos portugueses da região norte.

“Descobrir Portugal, e os produtos portugueses da terra ao mar, tem sido uma grande aventura e uma agradável surpresa, e tenho a certeza que será uma fonte inesgotável de inspiração para continuar a inovar”, afirma Montbabut.

Após os meses de inverno, o chefe realizou várias visitas a produtores da região, do Douro mais interior à costa atlântica, e à Ria de Aveiro onde vai buscar as ostras e as enguias, base, entre outros produtos, de criação dos pratos da carta ou do menu de degustação. Um menu com foco numa diversidade de legumes e raízes.

Para começar, os “Aperitivos do Chef” (cinco peças por pessoa) fazem as honras da casa. E de entrada, o Espargo Verde fumado com poejo, iogurte e gema de ovo de codorniz, a Sapateira com savora, abacate e yuzu, a Barriga de Atum marinada com melancia e flor de sabugueiro, ou a Quenelle de Galinha com cogumelos e molho poulette, iniciam a experiência.

No Porto, chefe de cozinha Julien Montbabut traz para a mesa frescura e portugalidade
Chefe de cozinha Julien Montbabut

De seguida, é a vez da Lula, o Pargo e a Enguia da Ria de Aveiro, nos pratos de peixe. Nas carnes, o Pombo da Quinta “Renard Rouge”, com raiz de aipo, pera e molho diable, da Moleja de Vitela, com ervas aromáticas, uma das principais sugestões do chefe, ou do Leitão com especiarias tandoori, morcela e acelgas.

Uma degustação que culmina com “Le Grand Dessert de Joana”, criação da chefe de cozinha Joana Thöny.

Le Monument

Avenida dos Aliados, 151, Porto

Horários: Terça a sábado das 19h30 às 23h30

Contactos: Tel. 227 662 411; E-mail. porto.reservations@maisonalbar.eu

Para esta experiência o Le Monument propõe duas opções: a escolha à carta, num menu de quatro pratos (85,00 euros) escolhidos pelo cliente, ou o menu de degustação, com seleção do chefe, num menu de seis pratos (105,00 euros).

Para a harmonização da refeição existe a possibilidade de fazer o pairing por 45,00 euros, no caso do menu de quatro pratos, e por 60,00 euros no menu de degustação. Com mais de 400 referências de vinho, é uma garrafeira transversal onde se podem encontrar referências de quase todo o mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.