Provas de vinho gratuitas, descontos até 20% em alojamentos aderentes, visitas guiadas às adegas e atividades de animação turística com preços mais acessíveis, assinalam o 12 de novembro, Dia Europeu do Enoturismo, no território da Rota do Alvarinho. Para assinalar a data, a rota de Monção e Melgaço promete ainda a entrada gratuita em alguns museus e centros de interpretação.

Da programação destaque para as visitas às adegas aderentes da Rota do Vinho Verde Alvarinho: Quintas de Melgaço, Soalheiro, Reguengo de Melgaço, Castaboa, Palácio Brejoeira, Solar de Serrade, com preços estabelecidos por cada um dos produtores.

Entre as atividades agendadas para este dia, sublinhe-se o Rafting no Rio Minho, o Trilho das Pesqueiras do Rio Minho, o Salto Pendular e o Rappel Suspenso. (marcações: Tel. 967 006 347; geral@melgacoradical.com).

Recorde-se que o 12 de novembro, Dia Europeu do Enoturismo, instituído em 2009, é comemorado pela RECEVIN - Rede Europeia de Cidades do Vinho com iniciativas e eventos nas cidades que integram esta estrutura. O propósito é promover a cultura, o património e as tradições das cidades parceiras da RECEVIN, os produtores de vinho e os seus enoturismos, mas também valorizar os territórios produtores de vinho e as rotas do vinho.