O título de “Chef Europeu do Ano” entregue pela Silestone a Massimo Bottura deve-se ao seu trabalho solidário na Expo Milão 2015, onde foi embaixador. Sob o tema da Expo, “Alimentar o planeta, energia para a vida”, o chefe conduziu diversas atividades de solidariedade e de consciencialização, entre as quais se destacou a que foi desenvolvida no Refeitório Ambrosiano de Milão, um refeitório social gerido por 40 cozinheiros e com capacidade para 96 pessoas, que aproveitou a comida restante nos diferentes pavilhões para alimentar pessoas sem casa.

Referência da alta cozinha italiana contemporânea e elogiado pelos críticos gastronómicos internacionais, Bottura formou-se com mestres como o francês Alain Ducasse e o espanhol Ferrán Adrià. Em 1995, abriu em Modena (Itália), a Osteria Francescana, um restaurante distinguido com três estrelas Michelin e considerado o segundo melhor restaurante do mundo na última edição da lista d’ “Os 50 Melhores Restaurantes”.

Além da entrega desta distinção, que terá lugar no dia 27 de janeiro, às 14 horas, no Auditório principal, Madrid Fusión contará com múltiplas atividades, conferências, congressos paralelos e concursos que irão acolher as principais figuras culinárias da atualidade. A “Linguagem Pós Avant-Garde” será a temática sobre a qual incidirá esta edição, na qual se pretende mostrar e analisar as últimas tendências culinárias com a presença de mais de 100 cozinheiros de 14 países, através de 70 demonstrações técnicas e 18 workshops.