Um conjunto de 16 empresas do sector alimentar com sede em Madrid decidiu unir-se de forma a potenciar a internacionalização dos seus produtos. A estratégia arranca em Portugal, com a apresentação, em Lisboa, de azeites, azeitonas, conservas, cafés, caramelos, gomas, carnes, enchidos, fiambres, peixes, chocolates, frutas e hortaliças, lacticínios, padaria e pastelaria, sal e condimentos, vinhos e licores, tudo isto com uma forte aposta nos alimentos pré-cozinhados.
A acção da ASEACAM (Associação Empresarial da Comunidade de Madrid) é dirigida, fundamentalmente, aos empresários da restauração, hotelaria e distribuição portugueses. Todos os produtos são de reconhecida qualidade, com alguns DOP (Denominação de Origem Protegida) ou IG (Indicação Geográfica) a figurar na extensa lista que a ASEACAM quer lançar em Lisboa. Aliás, muitos destes produtos são já conhecidos dos gourmets portugueses, mas é a primeira vez que há um esforço conjunto de internacionalização dos mesmos.
Depois da apresentação à imprensa especializada, a ASAECAM organiza a Jornada “Madrid em Lisboa”, no dia 18 de Setembro, no Hotel Pestana Palace. O evento começa com uma exposição de produtos, seguindo-se uma reunião de trabalho entre empresários portugueses e espanhóis. O Chefe madrileno Luís Felipe irá preparar um cocktail-almoço e um cocktail-lanche com os produtos apresentado pelas empresas para degustação dos interessados.