A dupla mãe-filho Isabel Maria Mourão e Miguel Maria Brito está de regresso às livrarias nacionais “A Minha Horta é Biológica” (edição Arteplural), um guia completo, simples e ilustrado, sobre a plantação de alimentos hortícolas em quintais, varandas ou mesmo dentro de casa. Nas 152 páginas do presente livro que pretende ser “descomplicado e envolvente”, os autores revelam como cultivar produtos biológicos saborosos, saudáveis e ecológicos, seja num quintal ou numa varanda.

Isabel e Miguel, especializados em agricultura biológica, desvendam os segredos sobre a biodiversidade e o solo, sobre como fazer a compostagem, sobre materiais, características e técnicas, e também sobre o ciclo das plantas e o seu desenvolvimento.

Vivemos com o “distúrbio do défice de natureza”, um fator de sofrimento
Vivemos com o “distúrbio do défice de natureza”, um fator de sofrimento
Ver artigo

Os autores deixam, assim, à disposição dos leitores os truques e ferramentas para planear e implementar uma horta. Fazem-no com recurso a 43 fichas sobre plantas hortícolas, ervas aromáticas e flores comestíveis, com uma lista de características de cultivo mais frequentes e com todas as informações necessárias para que cresçam viçosas e deliciosas.

Miguel Maria Brito é arquiteto paisagista, licenciado e mestre pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, tendo estudado também no Instituto de Arquitetura Paisagista e Planeamento Ambiental da Universidade Técnica de Berlim. Tem vindo a estudar a circunstância dos “espaços em aberto” da cidade de Lisboa e a sua oportunidade para a prática de horticultura urbana.

O autor trabalhou em vários gabinetes de projeto e planeamento, e recentemente tem desempenhado funções nas áreas do design, da implementação e da formação em hortas urbanas, comunitárias e pedagógicas (em escolas). É coautor de diversas publicações, entre as quais, o livro “Uma Horta em Casa” (Arteplural Edições, 2015).

Isabel de Maria Mourão é licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, mestre pela Universidade Bath e doutorada pela Universidade Reading, no Reino Unido. É professora coordenadora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, desde 1997, onde iniciou em 2008 o curso de mestrado em Agricultura Biológica.

É membro do Centro de Investigação de Montanha e foi presidente da Associação Portuguesa de Horticultura. É coautora e coordenou diversos livros, entre os quais, “Horticultura Social e Terapêutica” (Publindústria, 2013) e “Uma Horta em Casa” (Arteplural Edições, 2015).

O livro chega aos escaparates com o preço de 14,40 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.