Hahnemann, o médico alemão que fundou a Homeopatia, disse: “curar é também afastar as causas mórbidas”, ou seja, todas as “coisas” que afetam a nossa energia, a nossa vivência e a nossa positividade.

Partido deste princípio, Lisa Joanes, homeopata, publica com a chancela da editora Manuscrito o título “Uma Farmácia Natural em Sua Casa”. Nas 248 páginas deste livro, a autora propõe que retifiquemos as “causas mórbidas”, com fórmulas e remédios naturais para que pensemos no corpo e nos sinais que ele dá, com exercícios que paralelamente ajustarão os nossos pensamentos e emoções.

uma farmácia natural em sua casa

No fundo o que Lisa defende neste guia é que criemos uma farmácia com ingredientes naturais, transformando chás e tisanas em remédios homeopáticos. A autora parte da sua experiência profissional e pessoal. Lisa Joanes é mãe de quatro filhos: “vi febres altas, vómitos e diarreias serem atenuadas e resolvidas em horas, entre outros exemplos”.

“Assim pretendo partilhar contigo alguns dos remédios homeopáticos que podes ter sempre em casa para os mais diversos episódios de complicações agudas, como febres, vómitos, diarreias, quedas, cortes, feridas queimaduras, tosse, garganta inflamada, dores de ouvidos, indigestões”, diz-nos Lisa no quarto capítulo, “ tua farmácia natural em casa”.

A autora, depois de listar as patologias e os remédios naturais a aplicar, pormenoriza cada um deles. Por exemplo, o Alecrim pode acabar com as dores de cabeça, a Valeriana ajuda-nos a adormecer, o Incenso Indiano pode curar as infeções urinárias e o ginseng revitaliza e promove a concentração, sublinha Lisa.

A farmácia natural desta homeopata que em 2011 iniciou uma jornada pela Índia, conta também com remédios para as emoções e espírito. Na visão de Lisa muitos dos sintomas físicos devem-se a bloqueios emocionais e à desregulação da energia e vitalidade.

Desta forma, devemos tomar consciência de quem somos na verdade, do que queremos para a vida e as causas da nossa doença. Neste caminho Joanes propõe exercícios práticos, meditações e substâncias naturais. O livro traz dezenas de testemunhos na primeira pessoa de pacientes de Lisa.

A autora iniciou o seu percurso homeopata em Portugal, tendo passado por diversas escolas e linhas de pensamento, como a Escola Superior de Medicinas Tradicionais, o método do professor George Vithoulkas, tanto em Portugal como em Londres, no British Institute os Homeopathy e na academia “The Other Song”, em Bombaim, na Índia.

“Uma Farmácia Natural em Sua Casa” chega aos escaparates com o preço de 14,90 euros. A editora disponibiliza algumas páginas para leitura online.