O chefe Ljubomir Stanisic trouxe o amor pela aguardente do seu país natal, a Sérvia, donde há a tradição, tal como em outros países balcânicos, de beber rakija. Mais recentemente, Ljubomir interessou-se por cocktails. Isto desde que começou a criar bebidas que incorporam comida numa colaboração informal com Dave Palethorpe, do Cinco Lounge, em Lisboa, um espaço de degustação de cocktails. E vai daí, o chefe, teimou em transpor a ideia para o papel.
Nasce, desta forma, “100 Cocktails 100 Maneiras” (edição A Esfera dos Livros), um livro onde Ljubomir Stanisic nos mostra como a cozinha tem múltiplas formas, como a comida pode ser bebida, como um cocktail pode ser mais do que uma bebida dentro de um copo.
A obra, que conta com a colaboração de outros apaixonados por cocktails, Jorge Camilo, Mónica Franco e Nuno Faria, pretende ser mais do que uma mera apresentação de receitas clássicas e inovadoras. Nas quase 300 páginas os autores vão ao encontro das histórias, pessoas e diferentes regiões portuguesas, dos Açores à Madeira, da Costa Vicentina ao Douro, da Serra da Estrela a Lisboa. Isto na procura dos ingredientes mais genuínos - uma erva, um fruto, uma aguardente, um licor. Como diz Ljubomir “cocktails com alma portuguesa”.
Este é o quarto livro do chefe, seguindo-se à publicação de “100 Maneiras Cascais”, “Papa Quilómetros - Uma Caminhada pela Gastronomia Portuguesa” e “Papa Quilómetros Europa”, em coautoria com a mulher, Mónica Franco.
Comentários