Em “Biscoitos, Bolachas & Bolinhos” (uma edição A Esfera dos Livros) há 64 receitas de diferentes proveniências escolhidas criteriosamente pelo chefe açoriano Gilberto Costa e que vão do Algarve a Lamego, passando pelo Brasil e pela Grécia.
Broinhas alentejanas, areias, línguas de veado, popias caiadas, raivas estão neste livro, em representação dos melhores doces tradicionais portugueses, com receitas de leitura clara e execução fácil.
O autor, professor na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, inspirou parte das receitas agora publicadas nas suas viagens exóticas. Um livro, com prefácio da gastrónoma Maria de Lourdes Modesto, que apresenta receitas exclusivas, baseadas na experiência e imaginação do chefe Gilberto Costa. Neste âmbito, a obra sugere bolachas de açafrão & pistácios, bolinhos de chocolate e cardamomo (ou tamarindo), bolinhos de coco e flor de sal, diamantes de «Matcha».
E de modo a que a culpa e o pecado não perturbem este mundo irresistivelmente doce, a informação nutricional foi incluída em cada uma destas receitas intemporais.
Depois de “Doce Equilíbrio” (em coautoria com Cláudia Viegas), “Biscoitos, Bolachas & Bolinhos” é o segundo livro do chefe Gilberto Costa.
Comentários