Houve um tempo em que a abordagem alimentar a uma taça de pequeno-almoço, lanche, ou mesmo refeição principal, implicava um suspiro de monotonia. Pouca diversidade, combinando com doses generosas de rotina na dieta, traduzida numas papas desinteressantes, de pouca cor e parco horizonte nos ingredientes.

Hoje, a conversa é outra e Fern Green, a britânica que é food stylist, escritora, chefe experiente e proprietária de um hotel boutique, faz prova disto mesmo. Com o lançamento em Portugal do livro “Smoothie Bowls Saudáveis – A Bíblia” (Jacarandá Editora), o leitor fica munido de um completo manual para preparar estas taças que são um verdadeiro repasto alimentar, equilibrado, colorido e criativo nos sabores e ingredientes.

O smoothie bowl é uma nova maneira de consumir um smoothie. Ou seja, a palhinha é substituída por uma colher. De manhã, em vez de deitar leite e cereais numa taça, enchemo-la com um smoothie rico em nutrientes e coberto com frutos ou com granola estaladiça.

A autora traz-nos no presente título dezenas de propostas divididas em diferentes capítulos: Smoothies para repor os níveis de energia, outros para fortalecer o sistema imunitário; outros, ainda para aumentar o consumo de vitaminas e minerais e opções para um maior aporte proteico.

Ao folhearmos as 160 páginas de “Smoothie Bowls Saudáveis – A Bíblia”, compreendemos que as variações são infinitas. O limite é a imaginação de cada um, ou o conteúdo do frigorífico.

Dependendo dos ingredientes, são igualmente perfeitos para comer a seguir à prática de uma modalidade desportiva, para um lanche rápido ou até como sobremesa.

Livro: As taças de comida saudável também chegaram à Bíblia
Fern Green, autora do presente título. créditos: @Fern Green

Entre as muitas receitas que podemos seguir, citemos o Smoothie de gengibre energético, o Smoothie verde com iogurte, o Smoothie vegano com amoras, Smoothie verde com banana, Smoothie beterraba e frutos vermelhos, o Smoothie de cacau, avelã e cânhamo.

Fern Green escreve regularmente para revistas e trabalha como food stylist para várias marcas de topo em editoriais, publicidade e conteúdo de vídeo. Quando não está a trabalhar, cozinha para os seus convidados no seu jardim de cozinha italiana em Fireflies and Figs, em Itália.

A autora também publicou no âmbito da Jacarandá Editora, “Smoothies Verdes - A Bíblia”, e “Sopas Detox, Tisanas Medicinais – A Bíblia”.

O livro chega aos escaparates com o preço de 11,90 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.