Para além das inúmeras demonstrações de mixologia e provas de cocktails, o Lisbon Bar Show propõe, nos seus dois dias de duração, várias palestras e workshops realizados com as principais referências do bartending internacional.

Como é tradição, todos os anos o Lisbon Bar Show acolhe um país convidado. Este ano, a 14 e 15 de maio, é a vez do Reino Unido, onde residem e trabalham alguns dos melhores profissionais da indústria, como o Britânico Joe Schofield.

Orador em destaque este ano, Schofield foi considerado “Barman Internacional do Ano” nos Tales of The Cocktail Spirited Awards e “Bartender's Bartender” (barman dos barmen) nos “The World's 50 Best Bars” em 2018. É a única pessoa no mundo a ter ganho os dois prémios.

O argentino David Cordoba, conhecido como "Mr. Daiquiri ”, também estará presente. Um dos principais bartenders a emergir da América Latina, é um dos nomes mais reconhecidos na comunidade dos cocktails.

lisbon bar show
lisbon bar show

Leo Robitschek vem representar o NoMad Bar, que recebeu inúmeros prémios, incluindo o 4º lugar na lista de Melhores Bares do Mundo e a Melhor Equipa de Bar Americano nos Tales of the Cocktail Spirited Awards em 2017.

As senhoras também sobem ao palco este ano. Esta edição do Lisbon Bar Show vai contar com a presença de Veronica di Pietrantonio directora-adjunta do Melhor Bar do Mundo, o Dandelyan no Hotel Mondrian em Londres, e com Nicole Riske, perito em whisky, que vem promover uma prova da marca Macallan, entre outras premiadas barmaids.

Um dos pontos altos anuais do Lisbon Bar Show é a entrega dos Prémios LBS, que destacam os melhores da área a nível nacional, votados por um painel de jurados especializado. Os nomeados nas várias categorias acabam de ser revelados:

Produto do Ano: Monkey Shoulder; Italicus; Le Tribute Gin; Macallan 15 anos.

Produto do Ano Português: Mavem Aguardente; Singeverga Licor; William Hinton Rum; Licor Beirão D’Honra.

Melhor Carta de Bar: Gusto Bar (Conrad); Royal Cocktail Club (Porto); Red Frog (Lisboa); Café Klandestino (Lisboa).

Melhor Bar de Hotel: Cosmopolitan Bar (Hotel Faro); Tempus Bar (Hotel Corinthia); Gusto bar (Hotel Conrad); Rib 2 Beef (Pestana Vintage Hotel Porto).

Melhor Equipa de Bar: Avista Bar (Évora); Colombus Bar (Faro); The Royal Cocktail Club (Porto); Red Frog (Lisboa).

Melhor Bar: The Royal Cocktail Club (Porto), Cinco Lounge (Lisboa); Red Frog (Lisboa); Colombus Bar (Faro).

Melhor Bartender: Daniel Carvalho (The Royal Cocktail Club); Zé Robertson (Cinco Lounge); Paulo Gomes (Red Frog); Nelson Matos (Conrad).

Melhor Barmaid:  Constança Cordeiro (Toca da Raposa); Inês Moreira (Vermutaria Baixa); Tatiana Cardoso (The Royal Cocktail Club); Marlène Guerreiro (Hotel Meliús).

Melhor Bartender Internacional: Valter Dias (Luanda); Wilson Pires (Amsterdão); Magda Viegas (Barcelona); Pedro Paulo (Londres).

Melhor Cocktail: Too Famous to be Naked (Red Frog); Banana Bonanza (Red Frog), Envolve (World Class / Nelson Matos); Negroni Trufado (Café Klandestino).

Melhor Embaixador da Marca: Carlos Santiago (Diageo); Miguel Lapa (Companhia Espiritual); Abel Madureira (Bacardi Martini); Rui Lourenço (Prime Drinks).

Também a cozinha tem um destaque especial este ano, com apresentações, entre outros, do chefe Rui Paula.

“O Lisbon Bar Show tornou-se uma autêntica plataforma de conhecimento e networking, através da qual fornecedores, marcas, bartenders, especialistas ou simples apaixonados da área podem ficar a par do que melhor se faz. Já somos um evento de referência no mercado europeu. Este intercâmbio dá visibilidade ao que está a ser feito em Portugal, mas traz também ao nosso país os principais nomes e marcas do sector”, refere Alberto Pires, organizador do evento.

Com mais de cem expositores, workshops, seminários e concursos de cocktails, o Lisbon Bar Show tem como principal objectivo demonstrar ao público português as tendências internacionais do sector e destacar a qualidade das bebidas, marcas e profissionais portugueses.