Chegado o mês de janeiro o blogue “Mesa Marcada”, gerido pelos gastrónomos Miguel Pires e Duarte Calvão, faz anúncio dos melhores do ano anterior, em três categorias: Restaurantes, Chefes e Prémios Especiais. Uma tabela onde preponderam restaurantes e chefes de cozinha a operar em Lisboa.

A 20 de janeiro, o grande vencedor da noite, numa cerimónia que decorreu na Gare Marítima de Alcântara, foi o chefe de cozinha João Rodrigues, ao conquistar o primeiro lugar nos dois prémios principais, as categorias que visam os restaurantes e os chefes. Ainda de assinalar os três prémios conquistados pelo restaurante e equipa do Fifty Seconds (Chefe, Restaurante e Prémio Especial).

Alexandre Silva. Memórias, apegos e irritações do chefe de cozinha que sonhou ser fotógrafo de guerra
Alexandre Silva. Memórias, apegos e irritações do chefe de cozinha que sonhou ser fotógrafo de guerra
Ver artigo

Por ordem decrescente de pontos, a tabela dos melhores chefes de cozinha em 2019, na apreciação do “Mesa Marcada”, apresenta-nos José Avillez (Belcanto), Hans Neuner (Ocean), António Galapito (Prado), Vincent Farges (Epur), Vasco Coelho Santos (Euskaldun), Alexandre Silva (Loco), Henrique Sá Pessoa (Alma), Dieter Koschina (Vila Joya) e Filipe Carvalho (Fifty Seconds).

No que respeita aos restaurantes preferidos pelo painel de mais de 200 votantes, a lista inclui, na segunda posição, o Ocean (Porches), seguindo do Belcanto (Lisboa), Prado (Lisboa), Fifty Seconds (Lisboa), Epur (Lisboa), Euskalduna Studio (Lisboa), Alma (Lisboa), Loco (Lisboa) e The Yetman (Vila Nova de Gaia).

José Avillez e o seu Belcanto participam em jantar blind date
créditos: Grupo José Avillez

Já na nova categoria, Prémio Especial, Filipe Carvalho, chefe executivo do Fifty Seconds, arrecadou o “Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano”. Já o Prémio Especial César Castro, foi atribuído ao restaurante O Frade. No que respeita ao Prémio Especial Estrella Damm, o destaque, uma vez mais, foi para o restaurante Fifty Seconds.

O restaurante Essencial, de André Lança Cordeiro, em Lisboa, arrecadou o galardão Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano.

O Prémio Especial Delta Chefe de Pasteleria do Ano foi entregue a Diogo Lopes, do Ritz Four Seasons Lisboa.

Aqui pode conferir todos os vencedores da noite.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.