Mostras de produtos tradicionais, provas de azeites, cortes de presunto e refeições servidas em tasquinhas da responsabilidade da Federação Nacional de Gastronomia completam o programa do 4º Congresso Nacional de Gastronomia, que decorre na Casa do Campino, em Santarém, de 13 a 15 de Outubro.
E porque o que se come também obedece a modas e tendências, destacamos do programa do congresso a “oração de sapiência” do presidente da Região de Turismo do Alto Minho, Francisco Sampaio, que irá discursar sobre a tradição face à evolução da modernidade, no primeiro dia do congresso, pelas 18h.
O dia 14 de Outubro é inteiramente dedicado à história, produção, ensino e transmissão de informação da gastronomia portuguesa. Entre os especialistas presentes, estará um dos mais conhecidos chefes de cozinha de Lisboa, Fausto Airoldi, bem como o jornalista Duarte Calvão, do Diário de Notícias. Armando Fernandes, António Monteiro, Clara Freitas, Joaquim Cândido e Elsa Soares serão outros oradores presentes.
Outro chefe muito requisitado, Luís Suspiro, dará as boas vindas aos congressistas, ao almoço do dia 15, no restaurante Condestável, em Ereira.