Os portugueses são bons garfos. Gostam de comer o ano inteiro e, para celebrar a chegada de um novo ano, sempre que podem, à semelhança de outras alturas, não olham a meios para provar iguarias requintadas, muitas delas com paladares irremediavelmente sublimes. De norte a sul do país, neste fim de ano, não faltam ementas especiais elaboradas por reputados chefs e por cozinheiros menos mediáticos mas igualmente experientes. Conheça algumas das propostas mais surpreendentes.

A norte, no Hotel Minho, em Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, o valor das coisas não está no tempo que elas duram mas na intensidade com que acontecem. É esta a filosofia que norteia a transição de ano, num jantar que inclui, entre outras especialidades, frescura de mariscos em leve cozedura sobre folhas finas sortidas, caixinha folhada com tamboril escondido em paladar de espumante, caviar e pitada de pimentão ou ainda medalha de vitelinha com glamour de curgete recheada e suspiros de batata.

Para sobremesa, esta unidade hoteleira sugere um fofo de goiabada sobre sopas de frutos silvestres e esfera fria acompanhada de surpresa crocante. Ainda a norte, no Meliã Braga Hotel & Spa, um dos mais luxuosos da eterna cidade dos arcebispos, o menu de réveillon é composto por um aveludado de marisco, creme que antecede um prato de garoupa braseada com legumes e açafrão e um prato de lombo de boi com cogumelos e pera avinhada. A sobremesa é composta por chocolate com frutos secos e especiarias.

O menu pomposo de um dos melhores hotéis da cidade invicta

No Sheraton Porto Hotel & Spa, o cocktail de boas vindas, servido no lobby do hotel a partir das 20h00, inclui blinis de queijo brie com salmão marinado em aneto, canapés de pato fumado com chutney de manga e frutos vermelhos, bombons de foie com crocante integral e geleia de vinho do Porto, mini regueifas salgadas com presunto serrano, maki sushi, canapés de morcela sobre cremoso de maçã e shots de castanhas com estaladiços enchidos DOP.

Fajitas de aves em tempero asiático, crocantes de camarão em pão panko e mini empadas caseiras de leitão são outras das iguarias em carteira. O menu propriamente dito inclui lavagante em sucos de citrinos e basílico, parfait de caranguejo real e ar de champanhe com rebentos de sakura, consomé de crepes do bosque e ravioli de tomate com pintada e rebentos sakura. O prato de peixe, que promete surpreender, tem um nome pomposo.

Tranche de cherne do atlântico e vieira lacada com spring onions, mousseline de choco, mini patisson, espuma de hortelã e microverdes é o nome da especialidade de peixe de uma lista que também contempla, como prato de carne, mignon de novilho maronês sauté em azeite virgem DOP, miminho de foie com terrina de legumes e espargos selvagens regados com molho de perigourdine trufado. A lista de sobremesas, à semelhança do resto, é verdadeiramente escandalosa.

Bolo de dois chocolates, pudim de café, bolo de noz com doce de leite, pavlova de frutos vermelhos, pudim de pão, mousse de chocolate branco, mousse de framboesas, pão de ló de Alfeizeirão, entremeio de morango e natas, charlotte de cerejas e torta de tangerina com chocolate são apenas algumas das muitas especialidades que os convivas do Sheraton Porto Hotel & Spa poderão degustar em ambiente distinto.

Veja na página seguinte: Paladares imperdíveis no centro do país

Paladares imperdíveis no centro do país

Um pouco mais abaixo, na Pousada de Condeixa Coimbra, em Condeixa-a-Nova, a ementa especial para este dia, elaborada pelo chef Tiago Sá, inclui camarão gratinado com pesto de manjericão e legumes frescos, folhado de salmão com espinafres, queijo creme e cogumelos, legumes baby salteados em azeite de trufas, naco de vitela barrosã com mil folhas de ratatouille e batata panada recheada com queijo do Rabaçal.

A refeição é complementada com um buffet de doces onde não falta o bolo-rei, a mousse de chocolate, as belhoses de abóbora, as rabanadas, a mousse de lima e os coscorões em calda de açúcar. Descendo mais, em pleno coração da capital, o The Vintage House Lisboa Hotel apresenta duas opções de jantar, uma para a última refeição de 2015 e uma outra para o primeiro jantar de 2016. O menu de degustação de 31 de dezembro começa com peito de pato marinado com salada Waldorf.

Creme de couve-flor com camarão e coentros é o prato que se segue, numa proposta gastronómica que inclui ainda filete de robalo com arroz venere, espargos verdes e emulsão de caril, lombinho de vitela Wellington em massa filo, puré de batata-doce e batata agria e legumes braseados e, para terminar, brownie de chocolate branco e pistácios e gelado de café. Este é um dos muitos menus especiais que a capital portuguesa oferece.

Kakta de camarão e muitas outras tentações

Situado num armazém ribeirinho, no Cais do Sodré, em Lisboa, o Vestigius é um espaço eclético, cuja identidade se forma através da sua forte componente cultural, gastronómica e vínica. A ementa especial desenvolvida pelo restaurante para esta noite inclui cubos de tomate e queijo de cabra gratinado com doce de abóbora e noz, tártaro de salmão com morango e manga, lascas de bacalhau com migas de alheira e ovo escalfado, tataki de novilho com sabores exóticos acompanhado por salada de abacate e queijo roqueford e vol-au-vent de morango e quivi para a sobremesa.

No Altis Grand Hotel, em Lisboa, a ementa foi elaborada pelos chefs Rui Santos Silva e Alexandre Gomes. Como entrada, será servido kakta de camarão com algas, cogumelos do cardo e dashi. Como pratos principais, a escolha recaiu no carabineiro do Algarve com texturas de ervilha e rebentos, seguido por robalo corado, falso fricassé de espargos e emulsão de bivalves e lombinho de vitela de leite, gratin de três batatas, foie gras e cogumelos selvagens.

O final da refeição é abrilhantado com uma sobremesa de chocolate em várias texturas com sopa de frutos vermelhos. Em Belém, no novo mas já emblemático Hotel Palácio do Governador, o restaurante Ânfora sugere uma experiência sensorial digna de um nobre. Da ementa de degustação fazem parte pratos como o de batata Rate cozinhada em gnocchis, emulsão de cebola fumada e lamelas de poutarge, sapateira servida com guacamole ligeiramente temperado, tenra geleia de tomate e manjericão, lavagante e foie gras em delicados ravioli com bisque ligeiro de lavagante.

Os apreciadores de carne também não podem perder o lombinho rosado de porco ibérico, servido acompanhado de puré de batata com trufa e, por fim, para uma autêntica explosão de sabores, um doce com limão e manjericão e o chocolate Nyangbo em biscoito areado e praliné com avelã e gelado de coco. Estas são as propostas do chef André Lança Cordeiro, profissional que já trabalhou em países como a Suíça.

Veja na página seguinte: Outros pitéus gastronómicos para saborear na entrada do novo ano

Outros pitéus gastronómicos para saborear na entrada do novo ano

No restaurante Viva Lisboa, na Estefânia, o menu especial para esta noite, que tem um toque especial do chef Miguel Laffan, inclui foie gras de pato com geleia de uva tintureira, maçã, beterraba e nozes a anteceder uma salada de lavagante, maionese de abacate e tangerina com folhagens tenras. O prato de peixe é composto por pregado au sauté com creme iodado, legumes verdes e trufa branca de Alba.

Lombo corado Black Angus com ravioli de cogumelos silvestres com nave de aipo e trufa preta de Périgord foi o prato de carne escolhido. Para sobremesa, o restaurante aposta numa especialidade de texturas de chocolate com caramelo e amendoim. No hotel Doubletree by Hilton Lisbon, na noite de 31 de dezembro, despeça-se de 2015 com pompa e circunstância e entre com o pé direito em 2016 na Festa Black & Gold. A celebração começa logo ao jantar com o menu de réveillon assinado pela chef Paula Carção.

Depois de um amuse-bouche composto por coral de vieiras braseadas e tártaro de ananás e morangos, segue-se uma entrada de escalope de foie gras sobre telha de brioche com chutney de figos e vinho do Porto. Como prato de peixe, a chef sugere robalo ao vapor em citronela com legumes do campo e ovo de codorniz escalfado e, como prato de carne, um delicioso tornedó de porco ibérico sobre polenta com maçã caramelizada em vinho da Madeira e cogumelos selvagens salteados.

A refeição termina com um sweet raviolli de creme de leite com cobertura de creme de cacau quente e gelado de noz. Na noite de fim de ano, ainda na capital, à semelhança de anos anteriores, o restaurante Típico do Corinthia Hotel Lisbon volta a servir um jantar recheado de iguarias apetitosas. A ementa especial inclui especialidades como crème brûlée de foie gras com ameixas secas, lombo de veado com cherovias e lombo Wellington flamejado com brandy, destaques maiores de um buffet verdadeiramente irresistível.

Sete pratos numa festa que promete

No hotel Myriad by Sana Hotels, no Parque das Nações, o jantar de gala no River Lounge, o mais exclusivo dos três que esta unidade hoteleira da capital propõe, conta com a assinatura de Frederic de Breitenbucher e é composto por sete pratos. Além de um duo de coxa de pato e foi egras com figos e frutos secos, inclui uma vieira perfumada em mão de Buda e caviar oscietra e lavagante com batata crocante, pequenos vegetais e choquinhos.

O prato de peixe é pregado salteado com fondant de espinafres e couve-flor caramelizada com molho de Chardonnay, que será seguido de vitela mirandesa assada, topinambur e raiz de inverno com trufa preta. A pré-sobremesa é composta por biscuit de framboesa, gelado de champanhe e crumble de lima. Para sobremesa, foi escolhido um sablé breton com frutos exóticos, cremoso de baunilha e gelado de hortelã. Tentador, não?

A Quinta do Tagus Village em Montinhoso, no Monte de Caparica, espaço com uma vista deslumbrante sobre a capital portuguesa, a Serra de Sintra, o rio Tejo, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, a Ponte 25 de Abril e o oceano Atlântico, organiza uma festa de reveillon que inclui um menu especial para o jantar de fim de Ano, servido no restaurante Tagus by Sushic. A ementa inclui especialidades como tempura de carabineiro com infusão de coentros, tártaro de robalo com berbigão e espuma de Bulhão Pato.

Veja na página seguinte: As propostas a sul do rio Tejo que não pode perder

As propostas a sul do rio Tejo que não pode perder

Também já na margem sul do rio Tejo, num cenário envolvente, promete-se uma uma experiência gastronómica que pretende homenagear o melhor da terra e do mar. Cogumelos recheados com peito de pato e vinho do Porto, ceviche de peixe com emulsão de coco e lima e tataki de atum com soja e rebentos são algumas das especialidades propostas pelo Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, unidade hoteleira do Tróia Resort, localizada na que muitos consideram ser uma das mais belas baías do mundo.

Mais abaixo, em pleno Alentejo, envolto numa paisagem que também convida à contemplação e à evasão, o Lago Montargil & Villas Hotel dispõe de dois espaços diferentes para comemorar a passagem de ano. No restaurante A Panela, o jantar de gala inclui um menu de degustação de fazer crescer água na boca. As hostilidades gastronómicas iniciam-se com uma salada de lavagante com ovas de keta, abacaxi, cebolinho, espargos verdes, mesclum de alfaces e vinagrete de baunilha.

O serviço prossegue com um creme de cherovia e abóbora, ovo de codorniz e emulsão de coentros e um bacalhau de meia cura corado com ostras à Bulhão Pato e molho de espumante bruto, polenta, funcho baby e cenoura baby. Segue-se um lombinho de vitela com puré de batata, cremoso de shitakes com tomilho e legumes braseados e uma delicia de chocolate negro 70% e molho de caramelo, gelado de café e telha de cacau.

As delícias que o convento éborense que agora é hotel propõe

Ainda por terras alentejanas, em Évora, o Convento do Espinheiro Hotel & Spa arranca as festividades de réveillon com um cocktail com tempuras, chamuças, espuma de batata trufada em pingos de anchova e macarons de salmão fumado em geleia de funcho. O menu especial para a noite de passagem de ano inclui ainda creme de queijos alentejanos numa compota de ameixa, vieira crestada num tártaro de choco, bisque de lagostim num tapenade de manjericão e pargo vermelho abafado em algas e caldo de violeta.

O prato de carne é vitela branca com foie gras e a ementa especial tem ainda espaço para uma omelete surprise como sobremesa. Uma proposta, no mínimo, original, tal como outras que se encontram a sul. Destino muito procurado nesta altura no Algarve, o Salgados Palace Hotel entra em 2016 com toda a pompa e circunstância que o momento exige. Para uma das noites mais longas no ano, este hotel de cinco estrelas situado na Herdade de Salgados, em Albufeira, aposta num jantar de gala com espetáculo musical.

A proposta gastronómica da unidade hoteleira reproduz nos pratos a servir o requinte e sofisticação exigíveis nesta noite especial. O menu é composto por uma salada de mariscos com dueto de quinoa, gelatina de manga e rebentos, seguida de um creme de espargos e castanhas com salteado de espinafres e bruschetta de enchido. Robalo de linha no forno com azeite de ervas, puré de abóbora e aipo aromatizado com gengibre, pickle de beterraba e legumes da estação é o prato que se segue.

Este prato de peixe antecede um naco de vitela e seu jus, batata no forno com alheira, arco-íris de legumes assados, uma especialidade com um sabor mais tradicional que será complementada por uma tartelete de chocolate com interior de caramelo e sal, com seu solo de chocolate com gelado de iogurte e frutos silvestres, como os chefs gostam de lhe chamar. Mais uma sobremesa que promete apelar aos paladares mais exigentes.

Veja na página seguinte: Ostras com sabayon e muitas outras tentações com sabor a mar e a campo

Ostras com sabayon e muitas outras tentações com sabor a mar e a campo

Não muito longe dali, no Epic Sana Algarve Hotel, na Aldeia da Falésia, em Albufeira, o menu especial para o réveillon de 2015/2016 inclui ostra com sabayon de champagne e lima, vieira servida com caldo de cenouras e gengibre, lagosta com caldo de baunilha, maçãs caramelizadas e raviólis de cogumelos. Nos pratos principais, o destaque vai para o peixe-galo com manteiga de avelãs caramelizadas, camarão da costa, gel de laranja e figos-da-índia.

Como prato de carne, o chef Luís Mourão, natural de Peroguarda, no Alentejo, responsável pelo restaurante Al Quimia, optou pela vitela com espuma de conhaque com foie gras em flor de sal, musseline de batata Ratte e legumes caramelizados. Chocolate de Guayaquil é o nome da sobremesa que promete deliciar os foliões que optarem por esta unidade hoteleira. A cozinha deste hotel aposta em ingredientes nacionais para criar especialidades que realçam os melhores paladares da gastronomia portuguesa.

Entre em 2016 de palato apurado
Entre em 2016 de palato apurado

Texto: Luis Batista Gonçalves com Quinta do Tagus Village e Epic Sana Algarve Hotel (fotografias)