Martin Berasategui, chefe de cozinha nascido em San Sebastian, no País Basco (Espanha), soma ao seu invejável portefólio, um novo feito. Em Portugal, este homem que soma oito estrelas Michelin, tornou-se o cozinheiro a operar no restaurante instalado a maior altura no nosso país, 120 metros na vertical desde o solo.

Explicando, Berasategui, 58 anos, que conquistou a sua primeira estrela Michelin aos 25 no restaurante com o seu nome, comanda desde o início de novembro a cozinha do Fifty Seconds, no topo da Torre Vasco da Gama, em Lisboa.

Fifty Seconds (50 segundos, em bom português), porque é este o tempo que medeia entre a partida do elevador, desde o piso térreo, até às alturas, com vista sobre o estuário do Tejo.

No vídeo que apresenta o restaurante, Martin Berasategui, revela a sua motivação para viver e a sua forma aguerrida de enfrentar os desafios. Martin sublinha, ainda, a alegria que leva para o seu ofício e refere-se à cozinha como um “nós”, nunca um “eu”. Um plural que reflete a numerosa equipa, com mais de duas dezenas de profissionais que labora na cozinha do Fifty Seconds, servindo uma sala com 350 metros quadrados e com capacidade para acolher 35 comensais.

Oito estrelas Michelin parecem não chegar a Berasategui que afirma a vontade de somar mais galardões às três que arrebatou por diversas vezes no seu Martin Berasategui (Lasarte-Oria), outro trio no Lasarte (Barcelona) e ainda uma dupla estrela no M.B. (Tenerife).

Do cardápio do primeiro restaurante de Martin no nosso país encontramos pratos clássicos na cartilha deste chefe, como o salmonete, a salada de verduras, o mil-folhas de foie-gras e o coelho à la Royale.

Fifty Seconds

Cais das Naus, Lote 2.21.01, Parque das Nações, Lisboa

Contactos: Tel. 211 525 380; Email info@fiftyseconds.pt

Um elenco que conta com dois menus de degustação (120,00 e 160 euros) e com serviço à carta, que inclui pratos como os Cannelloni de rabo de boi, o Creme de manjericão com presunto e o Lombo de novilho, a Pescada grelhada com cebola trufada, Salmonete com funcho e açafrão ou o Naco de tamboril grelhado, Texturas de lingueirão, coco e caril vermelho, Pá de borrego de leite com soro de parmesão.

No que se refere a pratos doces, um inusitado gelado de casca de limão, a infusão de arroz com leite e cardamomo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.