No VINUM Restaurant & Wine Bar, nas Caves Graham’s, a carta de primavera renova os votos da casa com a gastronomia de origem. A nova estação trouxe três pratos em estreia ao menu e uma roupagem mais leve aos clássicos.

O aflorar da refeição dá-se nas entradas. Esta carta traz de regresso à mesa as Favinhas à transmontana do VINUM, que este ano se fazem acompanhar por um ovo cozido a baixa temperatura.

Destaque para o “Quintal do VINUM”, prato que se apresenta sempre ao sabor e cor de cada estação. Desta feita, a primavera do Douro, com a cenoura, as ervilhas e o milho, entre outros microlegumes colhidos na região.

Seguem-se os pratos principais. Aqui, encontram-se as maiores novidades. Em estreia na Carta de Primavera está o Carré de borrego e puré de batata. Um prato generoso, onde a carne, selada na parrilla, chega à mesa envolta numa crosta de mostarda e pistácio, acompanhada de puré de batata com nata aromatizada de alecrim, molho de carne com redução e vinho tinto Quinta do Vesúvio e couve romanesca salteada.

Em Gaia, a nova carta do VINUM Restaurant não esquece como são boas as favinhas
Robalo selvagem.

Já o Leitão crocante com milhos e Graham’s Tawny 20 anos, recupera o modo de preparação transmontana do cereal. Aqui, o milho é cozido em calda até ganhar uma consistência mais densa, a recordar a polenta. Depois de frio, é marcado na parrilla e colocado no prato.

O final doce da degustação fica a cargo de duas sobremesas novas. Brisa de Lis com gelado de pêssego recupera a memória da zona centro de Portugal, quer no nome, com a referência ao Rio Lis, em Leiria, quer na confeção. Aqui encontramos uma espécie de quindim, com farinha de amêndoa e ovos, a que o gelado de pêssego empresta alguma acidez.

Em Gaia, a nova carta do VINUM Restaurant não esquece como são boas as favinhas
Carré de borrego.

Para os amantes do chocolate, a sugestão é a Cúpula de avelã, uma mousse de avelã, recheada com caramelo e avelã picada e ganache de chocolate. Para enriquecer as texturas da sobremesa, o prato conta ainda com esponjoso de pistachio, crumble negro e gelado de avelã.

A nova carta assinala a estreia do chefe de cozinha Francisco Miranda.

A nova carta já se encontra disponível e pode ser descoberta em horário alargado, com a cozinha a funcionar, sem interrupções, das 12h30 às 23h00.

Informações e reservas através do telefone 220 930 417 ou e-mail reservas@vinumatgrahams.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.