Mais de 70 expositores durienses vão dar a provar os seus vinhos na ExpoCôa - Pavilhão de Exposições e Feiras. Tasquinhas, animação musical e de rua, concurso de vinhos e provas diversas estão incluídos no programa. Por enquanto, é divulgada a participação do já habitual colóquio que marca o primeiro dia do Festival, subordinado ao tema “Douro Superior: Fronteiras da Liberdade”. Com o intuito de discutir questões como o conflito entre a tradição e a inovação, a adaptação do terroir, a categorização do vinho do Porto e o que define a identidade do Douro, o encontro tem como convidados Mateus Nicolau de Almeida (“Trans-Douro Express”), do atual projeto familiar Quinta do Monte Xisto, que irá representar a terceira geração de grandes enólogos durienses; João Brito e Cunha (“Velho vs. Novo Douro”), proprietário da Quinta de S. José e enólogo da Quinta da Touriga Chã; António Agrellos (“Tradição e/ou Liberdade”), enólogo autor dos prestigiados Douro e Porto da Quinta do Noval; e Luís Sottomayor (“Barcas Velhas e Novas”), enólogo da Sogrape e responsável pelo mítico ‘Barca Velha’, um filho de terras do Douro Superior – atualmente da Quinta da Leda.

O jornalista e escritor Mário Zambujal é o convidado especial. O autor da ‘Crónica dos Bons Malandros’ irá abordar o tema ‘Vinho, fronteira e liberdade’. O colóquio encerra com o painel ‘Caminhos do Futuro’ em que participam Francisco (Vito) Olazabal, descendente da Ferreirinha e produtor da Quinta do Vale Meão; Joaquim de Almeida, proprietário do (recente) projeto Quinta de Vale de Pios; José Cordeiro, chef e proprietário dos restaurantes Porto Sentido (Porto), Chefe Cordeiro (Lisboa) e Moments (Luanda); Manuel Novaes Cabral, presidente do Instituto do Vinho do Douro e do Porto; Pedro Ferreira, escanção no restaurante Pedro Lemos; Nuno Magalhães, professor de agronomia; Manuel Lobo Vasconcelos, enólogo da Quinta do Crasto; e Duarte Fernandes, diretor comercial da Heritage Wines.

O colóquio será moderado por Luís Antunes, jornalista e crítico da Revista de Vinhos, que aceita sugestões de temas e perguntas através do e-mail czater.xarax@gmail.com. A entrada é livre mas recomenda-se reserva de lugar, através do e-mail ritagoncalves@masemba.com ou do telefone 215 971 383.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.