É uma profissão muito específica e pouco conhecida entre nós, mas que nas Américas goza já de bastante reconhecimento. Ser Epicure Sommelier consiste em fazer o casamento perfeito entre um charuto e uma bebida. Num concurso brasileiro realizado em 2008, Ana Paula Neves partiu de um Cohiba Siglo VI, um cubano "muito forte, ideal para épocas festivas ou para fechar um negócio", juntando uma Água das Pedras para limpar o palato, um Vinho do Porto Nieeport Tawny 10 anos, um Queijo Serra da Estrela e, para rematar, um Chocolate Jubileu 70% cacau. "A doçura do vinho é excepcional; a cremosidade do queijo acentua o álcool", explicou Ana Paula. "A surpresa final é mastigar um pouco o chocolate e deixar o resto derreter na boca", altura em que uma baforada no charuto complementa a experiência gustativa. Esta harmonização garantiu-lhe o 1º lugar no concurso brasileiro e a 4ª posição no concurso mundial Habano Sommelier, realizado em Cuba.

Segundo a especialista, foi por acaso que conheceu a Água das Pedras, seguindo a sugestão de um amigo. A partir daí, desenvolveu a ideia de usar apenas produtos portugueses na prova. Convidada pela Unicer para vir a Portugal, Ana Paula participou em workshops no Hotel Altis Belém, em Lisboa, e na Essência do Vinho, no Porto. Deu a conhecer a "harmonização portuguesa" que fez sensação no Restaurante e Wine Bar Café Journal, em São Paulo. "Fiz este teste durante um ano com todos os clientes que me davam oportunidade e o resultado foi extremamente positivo. Não há sobreposição de sabores", adianta Ana Paula Neves.

Sem compromisso, a epicure só tem elogios para as "Pedras Salgadas", como é conhecida a Água das Pedras no Brasil. "Tem um Ph alcalino e final levemente salgado, faz a limpeza do paladar e prepara o momento" da degustação. "é também uma água digestiva", considera.

Ana César Costa