Ninguém como um verdadeiro alentejano sabe preparar um ensopado de borrego com a dose certa de poejo. E não haverá local mais apropriado para apreciar um sopa de beldroegas com ovos e bacalhau do que o Sudoeste alentejano. Mais exactamente, o restaurante O Chaparrinho, perto do parque de campismo de Vila Nova de Milfontes.
A história deste projecto começou no Castro da Cola, perto de Ourique, há cerca de 15 anos. Foi aqui que, apesar de afastado de qualquer centro urbano, o Chaparrinho reuniu uma legião de adeptos da verdadeira comida regional, sendo homenageado como o melhor restaurante do Baixo Alentejo do ano 2000, pela Confraria de Gastrónomos de Beja.
Os proprietários, Francisco e Carmelita Aleixo, mudaram-se depois para a zona de Sintra, abrindo o segundo Chaparrinho, com os aromas e temperos do Sul em plena zona industrial de Mem Martins. Mas o movimento excessivo e as saudades do Alentejo acabaram por falar mais alto.

No início deste ano, abriram o terceiro Chaparrinho em Vila Nova de Milfontes, registando já um movimento assinalável. O encanto começa logo pelas entradas: pão, azeitonas e paio caseiro, queijos, torresmos, orelhas de vinagrete e presunto Pata Negra.
As sopas são verdadeiras refeições: a açorda de bacalhau, a sopa de tomate e a sopa de beldroegas juntam-se com ovos; em alternativa há sopa de cação. Em homenagem ao mar, o Chefe Aleixo prepara arroz de polvo, arroz de marisco, arroz de tamboril e massada de peixe.

Mas é nas carnes que este alentejano se supera, cozinhando com os tempos certos e o perfume das ervas o ensopado de borrego com poejo ou hortelã, o jantarinho de grão, a lebre com feijão branco, a perdiz com grão, os pezinhos de borrego com feijão, as ervilhas guisadas com entrecosto ou a cabidela de galinha. Sob encomenda, pode fazer também migas de lombo de porco preto.
Carmelita Luz é a doceira da casa. Bolo rançoso, tarte de requeijão, fidalgo, sericaia, charcada, bolo Carmelita, pudim de mel, pudim de ovos e fruta da época rematam uma bela refeição.
As doses, como sempre, são servidas com generosidade. Por isso, uma dose serve dois adultos e meia dose dá para um adulto ou duas crianças.
O Chaparrinho
Rua da Casa do Povo, Lote 8, r/c
7645 Vila Nova de Milfontes
Tel.: 283 998 083
Encerra à segunda-feira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.