Criar uma “centralidade turística” em Belém, aproveitando o património existente e reunindo uma vasta oferta que vai de museus a comércio, de História a gastronomia, é o objectivo do projecto “Belém Redescoberta”, que envolve diversos ministérios e a autarquia.
O governo e a autarquia pretendem ver instalados nesta zona restaurantes sofisticados, lojas delikatessen, vinhos, espaços trendy, pequenas galerias, bares e livrarias. “Temos dois anos, pelo menos, até que o novo museu esteja aberto para complementarmos a oferta a nível de comércio e gastronomia”, disse ao SPG Fontão de Carvalho, presidente do Turismo de Lisboa. “A gastronomia continua a ser um dos principais factores de satisfação dos turistas que nos visitam”, salientou o responsável, que admitiu não ter ainda realizado qualquer contacto empresarial para atrair o comércio especializado. A expectativa é que sejam os próprios empresários a manifestar o seu interesse em fixar-se em Belém.
A organização de jantares-cruzeiro no Tejo, a partir da Torre de Belém, a iluminação da orla fluvial e a construção de novos equipamentos como o Centro Cultural do Oriente serão outros motivos de atracção.
O Museu dos Coches serve de “âncora” a este projecto, sendo deslocado para um novo edifício entre a Rua da Junqueira e a Avenida da Índia que irá permitir expor a totalidade da colecção. Actualmente, existem 73 peças em Vila Viçosa, por falta de espaço nas actuais instalações do Museu. Assim, o antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém irá retomar as suas funções de escola equestre, para exibições e promoção do cavalo lusitano.
A nova Belém apresentará ainda a Colecção Berardo, composta por obras de Andy Warhol, Pablo Picasso, Joan Miro, Mondrien, Julião Sarmento ou Paula Rego, entre outros artistas, no Centro Cultural de Belém, cujo projecto deverá também ser concluído com a construção de um hotel.
Além do investimento nestes projectos, irá ser criada uma identidade própria, com sinalização uniformizada identificando equipamentos como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos ou o Museu da Presidência, entre outros. A recuperação do Jardim Tropical e o rejuvenescimento do Museu de Marinha também estão previstos no projecto.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.