Lisboa
O Faz Figura assinala a carta de Outono/Inverno com a realização de um jantar vínico, em parceria com a Sogrape, a 22 de Outubro. A originalidade e a qualidade são os principais ingredientes da nova ementa, inspirada na cozinha portuguesa e mediterrânica. A oferta é variada e entre sugestões podem encontrar-se os ex-libris do restaurante bem como os pratos de encomenda, como o Tártaro de Salmão com Abacate e Lima, a Farinheira com Ovos, Broa, Tomate, Azeitona e Coentros, o Bacalhau Fresco com Molho de Caril e Brás de Legumes, a Empada de Perdiz, Faisão e Pato ou o Bolo de Noz com Doce de Ovos.
O Largo, o mais recente must da restauração lisboeta, abre a sua carta de Outono com Paletilha de Cabrito Lechal assado no forno, um assado de perna de cabrito de leite, com uma carne de textura e maciez inigualável que acompanha com batatinhas assadas à padeiro, cebola e bacon. É a nova criação do Chef Miguel Castro e Silva, e com dois novos menus especialmente dedicado aos almoços de sábado ou feriados em família. Além disso, o restaurante sugere um Menu Juvenil, composto por sopa de legumes, Picatta do Lombo com massa salteada e cogumelos, e para sobremesa um delicioso gelado Santini; e oMenu de Almoço constituído por uma exótica entrada de Tsatsiki sobre Carpaccio de Novilho, Bacalhau com Broa ou Vitela à Antiga com vinho tinto e bacon, e para finalizar Laranja em duas Texturas, tarte e gelatina.
O Assinatura promove jantares temáticos próprios da estação. Uma degustação de 8 tipos de cogumelos constitui a experiência gastronómica de 19 e 20 de Outubro, numa ementa assinada por Henrique Mouro.
Porto
O Restaurante Sessenta também adoptou as suas propostas ao Outono. Desde o Prelúdio (trilogia de queijos, aveludado de cogumelos com presunto, torricado de alheira, camarão frito com aioli, salada morna de coelho ou salada de agrião com queijo de cabra) às propostas vegetarianas (risotto de cogumelos e spaghetti com rúcula, azeitonas tomate confitado e parmesão), passando pelos pratos de peixe como bacalhau com farinheira, robalo com risotto de amêijoa, polvo com batata assada, azeitonas e grelos, pargo com rúcula, tomate confit e batata ou salmão com risotto de lima; sem esquecer os pratos de carne (vitela estufada com castanhas e arroz de ervilhas, plumas na grelha com risotto de maçã, peito de pato com molho de laranja, bife da vazia à portuguesa ou empada de caça com cogumelos) e a terminar na sobremesa, (petit gâteau de chocolate com gelado, mousse de chocolate com creme cassis, cheese cake de maracujá sobre bolacha, pudim de ovos, semi-frio de frutos silvestres, leite-creme com frutas, folhado de maçã com canela, prato de queijos ou fruta da época).
Peniche
O Outono chegou também ao Tempero de Mar, que aproveita os novos produtos disponíveis nos mercados para renovar a sua carta. O Chef Ricardo Cera e sub-Chef Marcos Silva propõem como Entradas o Creme de lagosta suada à moda de Peniche com a cauda fatiada com croutons e alho-porro; a Sopa de rabo de boi com couve coração, massinhas, "cheirinho" de vinho do porto e hortelã; a Salada de raia cozida em azeite com feijão verde, tomate, batata e azeitona, a simplesmente sapateira desfiada em recheio para barrar nas torradas de pão de forno a lenha; a Sardinha num pastel estaladiço e albardada em patê com as ovas, a Cavala levemente fumada e assada com pingos de soja com salada de algas marinadas e rúcula; os Secretos de porco preto salteados com pingos de limão e carolo de milho com amêijoas à Bulhão Pato. Nos Peixes, pode optar entre Bochechas de tamboril e camarões tigre fritos com alho, açorda no forno e espinafres salteados; Filetes de peixe porco no forno com bacon, massa fresca de camarão, algas e berbigão; Camarão tigre, pargo, raia, ruivo e pata-roxa, batata, cebola, tomate e pimento numa caldeirada; Abrótea em caldeirada de mexilhão, feijocas, couve coração numa feijoada; Posta de bacalhau assada sobre roupa velha regada com molho de alho fumado; Pargo assado no forno à portuguesa esmagado de batata com alho francês e espinafres; Cabaço abafado em sabores mouriscos e algas guisado de batata doce, percebes e poejo. A ementa apresenta também pratos de Carne como Naco de novilho na frigideira com alho e louro, legumes assados e batata gratinada com queijo saloio; Cachaço de porco preto guisado com castanhas, arroz de cogumelos e grelos salteados; Perna de pato assada com tomilho e laranja com puré de batata e maça, nabiças salteadas. O menu vegetariano inclui Creme de legumes, Tarte de queijo de cabra com tomate assado, salada de rúcula com vinagrete de vinho do porto; Arroz de cogumelos, espargos verdes, queijo da ilha e tomilho e Mil-folhas de legumes assados com couscous, molho de pimentos grelhados e azeite de orégãos.
Minho
O restaurante Braseirão do Minho aposta no evento gastronómico “Domingos de Cozido à Portuguesa”, numa versão buffet com uma grande variedade de carnes e enchidos minhotos, não faltando os legumes frescos da horta e a tradicional sopa do cozido. Os almoços de domingo (12h30-15h00) custam 12,75 por adulto e 7,00 por criança.
Alentejo
o restaurante O Peregrino dá as boas vindas ao mês de Novembro com a nova carta de Outono/Inverno, assinada pelo premiado Chef José Júlio Vintém. Tomates recheados com farinheira acompanhados por uma salada de rúcula e queijo de Serpa seco, empada de galinha do campo com farinheira e salada de pêra rocha e canónigos, assim como o queijinho de cabra assado no forno com orégãos são algumas das especialidades que fazem as honras da casa. Para que possa apreciar devidamente estas delícias alentejanas, o Hotel Caminhos de Santiago propõe programas gastronómicos para o fim-de-semana.