A Encostas d’Alqueva, uma marca da Cooperativa Agrícola da Granja-Amareleja, da Região Demarcada do Alentejo, agendou uma iniciativa com forte tradição naquele território, a Abertura e Prova do Vinho de Talha 2017.
O evento terá lugar, pelas 20h00, na Adega Piteira, na Amareleja, no decurso da 16.ª edição da Feira da Vinha e do Vinho, no Pavilhão Municipal das Cancelinhas.
O Vinho de Talha, feito segundo o processo de vinificação das “vilas” romanas, conta com dois mil anos de tradição na região.
A página dos Vinhos do Alentejo detalha a produção do Vinho de Talha: “Não existe apenas uma forma de fazer o vinho de talha. A maneira mais clássica de elaboração do vinho de talha, tal como o ilustre agrónomo António Augusto de Aguiar deixou registado em 1876, não passa por prensa nem lagares fechados, servindo muitas vezes o próprio pavimento das adegas para a pisa e esmagamento da uva. As adegas, muitas vezes com arcos altos, têm janelas grandes por onde a uva é descarregada diretamente para o pavimento que é lajeado e esconso para o centro de forma a que o mosto siga, deslizando, para uma cisterna ou talha enterrada”.
Aqui pode conhecer melhor os vinhos da marca Encostas d ´Alqueva.
Comentários