A Direcção-Geral da Saúde e os municípios do Fundão, Montijo, Oeiras, Seixal e Viana do Castelo, bem como a Universidade Atlântica, assinaram um protocolo com o objectivo de lutar contra a obesidade infantil.
O protocolo, assinado a 4 de Março último e com a duração de três anos, quer pôr em prática um programa de prevenção e abordagem do sobrepeso e obesidade em crianças do 1º ciclo. Depois de avaliar o estado nutricional e a prevalência da obesidade das crianças, o programa vai intervir na promoção da saúde infantil num contexto multidisciplinar.
Entre outros objectivos, este protocolo visa identificar e caracterizar comportamentos alimentares e de actividade física; identificar os alimentos relacionados com obesidade infantil; e desenvolver e implementar um sistema de informação geográfica de base municipal e regional que suporte a análise e o entendimento da epidemiologia. Ao identificar os factores de risco, poderão ser encontradas estratégias de educação para a saúde nas escolas do 1º ciclo dos referidos municípios.
Um protocolo neste sentido já tinha sido lançado em Janeiro último, entre a DGS e a Associação 5 ao Dia, também no âmbito da Plataforma contra a Obesidade. O desenvolvimento da campanha “5 ao Dia Faz Crescer Com Energia” no MARL (Mercado Abastecedor da Região de Lisboa) dirigido a crianças entre os 7 e os 12 anos, promove uma alimentação saudável, através do aumento do consumo diário de produtos hortofrutícolas.
Agir contra a obesidade
Este artigo tem mais de 16 anos
De pequenino se evita o gordinho: é no 1º ciclo que a Direcção-Geral de Saúde e alguns Municípios querem incentivar bons hábitos alimentares.
Comentários