O mês de julho é, pela sexta vez, motivo para juntar em Rabo de Peixe, freguesia do concelho de Ribeira Grande, nos Açores, os apaixonados pelos comeres de produtos de mar. A localidade na costa norte da Ilha de São Jorge acolhe o festival Caldo de Peixe, que promete, uma vez mais, ser o “encontro perfeito entre a experiência dos homens do mar e os chefes convidados na execução dos pratos apresentados”.

Fazendo justiça ao nome da iniciativa, será rei à mesa o Caldo de peixe, apresentado em várias versões, assim como o Hambúrguer de cavala.

Antes da festa, no porto de pescas de Rabo de Peixe, na sexta-feira, dia 20 de julho, decorre no Cine Teatro Miramar um seminário dedicado ao tema “Mar, Gastronomia e Inovação” . Um conjunto de oradores vai abordar temas relevantes para o desenvolvimento da Economia de Mar: “As artes de pescas e sua sustentabilidade”, “Algas- Um mundo novo”, “Criação de Valor em Gastronomia”, entre outros temas.

Açores: Em julho Rabo de Peixe dá Caldo de Peixe e a música de José Cid

Sendo o mar o recurso quase único de subsistência da região, esta edição do Festival, propõe evitar ao máximo o uso do plástico. Assim, os pratos e talheres de plástico serão substituídos por outros em metal, cana de bambu ou cerâmica.

Um “apocalipse de plástico”: Como o nosso estilo de vida descartável está a matar o planeta
Um “apocalipse de plástico”: Como o nosso estilo de vida descartável está a matar o planeta
Ver artigo

Um Festival que, de acordo com a organização, o Clube Naval de Rabo de Peixe e a APRAP (Associação de Pescas de Rabo de Peixe), “dá a conhecer ao cada vez maior número de pessoas que o visitam como a simplicidade de ingredientes pode ser um incentivo à criatividade”.

Uma festa que também é pura diversão. Além da vertente gastronómica, há música, com um cartaz encabeçado, este 2018, por José Cid; assim como animação paralela, com baile de pescadores, peças de teatro, DJs convidados.

Os preços para o evento começam nos 5,00 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.